1500 PESSOAS PARTICIPARAM NA ROTA DAS ADEGAS EM ALCANHÕES
A Rota das Adegas, integrada na Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões, que decorreu no dia 23 de março, contou com a participação de mil e quinhentos participantes que percorreram as oito adegas dos produtores aderentes a esta iniciativa, organizada pela Junta Freguesia de Alcanhões e pela Comissão de Festas da Vila de Alcanhões , com o apoio do Município de Santarém.
Acompanhados por um kit que incluía uma bolsa, um copo para a prova dos vinhos e uma pulseira que permitia o acesso às adegas, os participantes saíram do Largo do Arneiro, junto à Sede da Junta de Freguesia de Alcanhões, com os grupos de tocadores e dos ranchos folclóricos de Alcanhões e do Alto Minho, para efetuaram as provas dos vinhos brancos e tintos nas adegas do José António, Duarte Durão, António Luís “Escravaninha”, Paulo Fino, Marco Durão, António Graça “Chambeta”, Pedro Rocha, e Manuel António, onde não faltaram deliciosos petiscos para acompanhar as provas.
Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, acompanhado pelos vereadores Alfredo Amante e Nuno Russo, juntaram-se a Pedro Mena Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, e de muitos presidentes das juntas de freguesia do Concelho e outros participantes, onde percorreram as ruas de Alcanhões, em clima festivo, numa iniciativa que terminou na Casa das Coletividades, onde o júri deu a conhecer e entregou os prémios aos três melhores produtores de vinho branco e de vinho tinto, para além de também ter atribuído quartos prémios, a outras três adegas.
Os vinhos foram analisados por um júri constituído por enólogos que provaram e avaliaram os vinhos dos oito produtores a concurso. Na categoria de vinhos brancos, o primeiro prémio foi entregue a Pedro Rocha, o segundo prémio coube a Marco António C. Lopes Durão (Terra da Pressa) e o terceiro prémio, a José António Correia.
Nos vinhos tintos, o primeiro prémio também foi atribuído a Pedro Rocha, o segundo prémio, a António Caetano da Graça (Chambeta) e o terceiro prémio, a António Alberto Machado Luís (Escravaninha).
Comments