top of page

Periodicidade: Diária

1/11/2025

comercioenoticias

ALENQUER: BENÇÃO DO GADO CELEBRADA EM MECA


No dia 29 de maio, a tradicional bênção do gado voltou a cumprir-se na aldeia de Meca. Pelas 13h dessa segunda-feira, a população de Meca, ladeada por alguns curiosos e por elementos do executivo municipal, assistiu a este cortejo, que é parte de uma antiga tradição que visava preservar as pessoas e os animais presentes no ritual das doenças, particularmente da raiva.

A bênção do gado integra as festas em honra de Santa Quitéria de Meca, sendo parte importante desta celebração. Esta tradição consiste nos animais, guiados pelos seus condutores ou pastores, darem três voltas em redor do cruzeiro situado no largo da igreja. É aí que se encontra o padre com a caldeira da água benta e com o hissope com o qual asperge os animais que circulam lentamente à sua volta.



Nos anos 50, criadores de gado do Ribatejo e do alto Alentejo deslocavam-se a Meca para trazer grandes manadas de cavalos e de bovinos que, em conjunto com os rebanhos da região, abrilhantavam o cortejo. Atualmente, embora com menos agricultores e com menos animais, o cortejo mantém-se e as pessoas juntam-se, neste dia e circunstância, para pedir proteção a Santa Quitéria.


54 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page