top of page

Periodicidade: Diária

9/29/2024

  • comercioenoticias

ALENQUER: DORA PEREIRA RENUNCIA AO CARGO DE VEREADORA



José Honrado substitui vereadora socialista

Dora Patrícia da Silva Ferreira Pereira deixou a vereação da Câmara Municipal de Alenquer a 6 de outubro. A vereadora, de 40 anos, cederá o cargo de forma imediata a José Augusto Honrado, sétimo colocado na lista do Partido Socialista para o executivo nas eleições autárquicas de 2021. O antigo presidente da Junta de Freguesia de Ota regressa, desta forma, a uma função que bem conhece e que desempenhou entre 1999 e 2001, durante o mandato do malogrado ex-presidente Álvaro Pedro.

Dora Pereira desempenhou funções como vereadora desde 2013, sempre com grande profissionalismo e abnegação, facto ao qual a Câmara Municipal de Alenquer e a população alenquerense estão agradecidos face à devoção demonstrada à causa pública. Residente na União de Freguesias de Alenquer, a licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa foi presidente da Associação de Municípios com Infraestruturas Urbanas Concessionadas (2020-2022) antes de assumir funções camarárias nos últimos 10 anos. Desde 2021, assumia os pelouros da Coordenação das Operações Urbanísticas Particulares, incluindo Requalificação e Reabilitação Urbana, a Coordenação das atividades no âmbito do Ordenamento e Planeamento e do Território através dos Fundamentos de Gestão Territorial e a Coordenação das atividades de Fiscalização Municipal.



A dedicação e capacidades de Dora Pereira ajudaram a dotar o concelho com ferramentas que melhoraram a vida dos munícipes. Por exemplo, desde 2020 que a plataforma NoPaper simplificou administrativamente o licenciamento de obras particulares. A vereadora que abraçava o pelouro do Urbanismo até agora esteve na base do incremento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho que permitiu dotar o território com as reabilitações do Castelo de Alenquer, mercado municipal ou frente ribeirinha. Antes, com funções delegadas na área do Ambiente, estimulou o desenvolvimento de ações como a participação ativa na comissão diretiva da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto ou a adoção de medidas da Rede Nacional Agência Energia que permitiram baixar o consumo de eletricidade em 40%. Na última década, Dora Pereira destacou-se também pelo cunho na revisão do Plano Diretor Municipal que se encontra apenas a aguardar o parecer final da Administração Central (CCDR-LVT).

Pedro Folgado (presidente), Tiago Pedro (vereador), Cláudia Luís (vereadora), Paulo Franco (vereador), José Honrado (vereador), Nuno Miguel Henriques (vereador sem pelouros) e Ernesto Simões Ferreira (vereador sem pelouros) constituem, a partir de agora, o executivo camarário até ao final do mandato.


98 visualizações0 comentário

Komentáře


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page