ALENQUER: VEREADOR RUI COSTA CESSA FUNÇÕES
A Câmara Municipal de Alenquer informa que o vereador Rui Fernando de Sousa Santos Soares da Costa, de 49 anos, irá cessar funções no próximo dia 31 de agosto. O vice-presidente deixa o executivo após ter iniciado funções em 2013 sendo que a saída é colmatada no imediato e até ao fim do mandato com a entrada de Cláudia Luís, sexta colocada na lista do Partido Socialista para o executivo nas últimas eleições autárquicas.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Alenquer diz que “a autarquia e os munícipes agradecem o esforço e dedicação inexcedíveis do vereador nesta década de trabalho árduo em prol da comunidade e com progresso visível no concelho, que contou com a sua contribuição direta”.
O mestre em Ciências da Educação, na área de Supervisão Pedagógica, contava com os pelouros da Ação Social, Juventude, Educação, Cultura e Turismo, Desporto e Associativismo, assumindo ainda a coordenação da Universidade da Terceira Idade e a gestão e rentabilização do Património Cultural.
“A competência e vontade de Rui Costa de fazer progredir o concelho ficaram patentes em várias obras importantes no concelho como a construção do Museu do Presépio e do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, a renovação do Museu do Vinho e das Piscinas Municipais, tal como a aposta acertada na revitalização das Festas do Império do Divino Espírito Santo, a que se juntou a chegada de Alenquer a Cidade Europeia da Vinha e do Vinho (2018) ou a classificação da tradição Pintar e Cantar dos Reis como Património Cultural Imaterial, com candidatura já submetida à UNESCO. A fundação do festival Alma do Vinho, o maior do setor na região de Lisboa, também teve o seu cunho. A nova edificação de escolas em Ota, Merceana e Cadafais só foi possível com a vontade expressa do vereador cessante e, com ele, a ocupação de tempos livres favoreceu milhares de crianças e manifestou ser um êxito na comunidade. Em 10 anos de legado, o associativismo mostrou-se agradecido a Rui Costa com o apoio contínuo a instituições desportivas e culturais, dotando também o concelho de uma agenda cultural estratificada e reforçada, de acesso livre à população”, enaltece a autarquia alenquerense.
Pedro Folgado (presidente), Tiago Pedro (vereador), Dora Pereira (vereadora), Paulo Franco (vereador), Nuno Miguel Henriques (vereador sem pelouros) e Ernesto Simões Ferreira (vereador sem pelouros) perfazem o restante executivo camarário.
Comments