ASSOCIAÇÃO SALVADOR MOSTRA RESULTADO DO PROJETO +ACESSO PARA TODOS – POR COMUNIDADES MAIS INCLUSIVAS
A sessão de encerramento do projeto “+ Acesso para Todos - Por Comunidades Mais Inclusivas”, da Associação Salvador, teve lugar esta quinta-feira, 29 de junho, pelas 10h30, na Casa do Brasil.
Uma sessão que serviu para a apresentação dos resultados do projeto no concelho de Santarém, das ações de sensibilização junto das escolas e da comunidade local, que terminou com um momento de partilha e de debate sobre o problema das acessibilidades.
João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Joana Gorgueira, Gestora do Projeto “+Acesso para Todos”, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Cataria Pires, Chefe da Divisão de Planeamento e Projetos da CMS, debateram o tema das acessibilidades no concelho de Santarém e da falta de quadros comunitários de apoio para executar os trabalhos de adaptação dos equipamentos públicos às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.
O autarca afirmou que “este é um tema muito importante para o Município de Santarém. Nós, Câmara Municipal, somos investidores sociais e mobilizámos um conjunto de parceiros, como a APPACDM do Vale de Santarém que tem feito um trabalho notável a vários níveis e na área da educação em concreto, onde a palavra acessibilidade está sempre presente no nosso quotidiano. São utentes que necessitam de uma atenção redobrada, onde o tema acessibilidade é transversal e multidisciplinar. A Santa Casa da Misericórdia de Pernes é outra das instituições de relevo e da maior importância do nosso Concelho. Está a construir valências muito importantes”.
João Teixeira Leite, lembrou que “nós, enquanto entidade pública, devemos fazer investimento para que todos tenham os mesmos acessos. O “Projeto Rampa” é um projeto já com alguns anos, que permitiu fazer um diagnóstico do nosso Concelho, para sabermos onde tínhamos que intervir de modo a permitir a acessibilidade. Mas vai muito além da obra física”. O Autarca despediu-se afirmando que “foi um gosto receber a Associação Salvador. O Município de Santarém estará sempre, como até aqui, de braços abertos para abraçar os vossos desafios e propostas, porque este tema é para nós muito caro. Parabéns pela vossa dinâmica e pela forma com que percorrem o País”.
De referir que, a para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve projetos que respondem às necessidades das pessoas com deficiência motora.
Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, através do incentivo à investigação, da partilha de informação e da criação de redes de cooperação; Integração, com a promoção da qualidade de vida, apoio ao emprego, eventos inclusivos, desporto adaptado e mais atividades que incentivem a uma presença ativa na sociedade; e Sensibilização, apostando em ações que sensibilizam para o respeito da diferença e da igualdade de oportunidades, campanhas de prevenção rodoviária e sensibilizando para o cumprimento da Lei das Acessibilidades.
Comments