top of page

Periodicidade: Diária

1/11/2025

comercioenoticias

AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA CELEBRA ANIVERSÁRIO COM APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA “20 ANOS, 20 CIDADES"


Para assinalar os 20 anos da Autoridade da Concorrência, vão ter lugar sessões de esclarecimento nas 20 capitais de distrito portuguesas. Em Santarém a sessão de abertura da apresentação do Programa “20 anos. 20 cidades”, teve lugar esta quinta-feira, 25 de maio, pelas 17h30 no salão Nobre da Casa do Campino. Diogo Gomes, Vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Nuno Cunha Rodrigues, Presidente da Autoridade da Concorrência, deram as boas-vindas aos participantes na sessão.

Diogo Gomes afirmou que “pela circunstância de sermos uns privilegiados por termos o Tribunal da Concorrência na cidade de Santarém, fomos escolhidos para o pontapé de saída do programa “20 anos, 20 cidades”. O trabalho desenvolvido, nestes últimos 20 anos dispensa apresentações e para o Município de Santarém é uma honra contar com esta primeira sessão”. O Vereador reiterou que “a cidade de Santarém estará sempre de portas abertas para a Autoridade da Concorrência, para a realização dos seus eventos, seja de que âmbito se tratar”.

Nuno Cunha Rodrigues agradeceu “à CMS pela entusiástica receção a esta iniciativa”, bem como pela disponibilidade do Município para acolher futuras iniciativas da Autoridade da Concorrência (AC). ”Para mim é um prazer estar em Santarém, para dar inicio à primeira de 20 sessões que iremos realiza em todas as capitais portuguesas e nas Regiões Autónomas, no âmbito na iniciativa que designámos “20 anos, 20 cidades”. Porque em 2023 a AC comemora e durante este período a AC afirmou-se, quer no plano nacional, que no plano internacional, como autoridade de referência, tendo contribuído decisivamente para a melhoria da economia nacional.



Nuno Cunha Rodrigues considera que “as empresas são o motor da Economia e delas depende o crescimento económico, a criação de emprego e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras”. O Presidente da AC declarou que quando pensaram na organização deste programa, tiveram como foco explicar “aos destinatários da nossa atividade e que estão espalhados por todo o território nacional, os benefícios da concorrência e os riscos do incumprimento das regras de concorrência. Procurando estabelecer um critério para a iniciativa, tendo em conta que há 18 capitais de distrito em Portugal continental e duas nas Regiões Autónomas, chegamos de forma intuitiva a este conjunto de eventos, que designámos, justamente “20anos, 20 cidades”. Queremos aproxima a AC das populações e dos empresários locais, promovendo o conhecimento em matéria de concorrência e fornecendo informação relevante sobre a atividade da Autoridade, cumprindo desta forma um dever de transparência e responsabilidade”.

De referir que, estas sessões pretendem esclarecer o que pode e deve ser feito pelo bem público, que é a concorrência: Consumidores, contribuintes, trabalhadores, empresários, contratantes públicos. Todos podem beneficiar com a concorrência entre empresas.




42 visualizações0 comentário

Comentarios


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page