AZAMBUJA AVANÇA COM VÁRIOS PROJETOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE APOIO AO ACESSO À HABITAÇÃO
No âmbito da sua Estratégia Local de Habitação (ELH), o Município de Azambuja está a desenvolver um conjunto de projetos com o objetivo de reduzir a escassez de oferta de habitação no concelho, nomeadamente, habitação de renda acessível.
Um dos projetos que está a ser desenvolvido refere-se à requalificação de seis edifícios do bairro PER - Programa Especial de Realojamento, localizados no Beco Madre Teresa de Calcutá, em Azambuja. Trata-se de 72 apartamentos, de diferentes tipologias, cujos projetos de reabilitação estão a ser elaborados a partir do levantamento realizado ao estado de conservação dos imóveis.
Relativamente a futuras novas habitações, encontram-se igualmente em fase de elaboração vários projetos. Uma das propostas contemplará a construção de 3 fogos com a tipologia T2 e 5 fogos com a tipologia T1, em Azambuja.
Com o mesmo propósito, está em curso a execução de um projeto num loteamento em Vila Nova da Rainha, destinado a 7 novos fogos com a tipologia T2 e outros 7 fogos com a tipologia T3. A par da elaboração desses projetos para moradias unifamiliares decorrem, também, os trabalhos de levantamento topográfico e de estudo geológico e geotécnico.
Refira-se que a adjudicação da elaboração deste vasto conjunto de projetos representa um investimento municipal de cerca de 193 mil euros.
Este trabalho dá mais um passo na concretização do acordo de colaboração e financiamento “1º Direito”, assinado entre o Município de Azambuja e o IHRU-Instituto da habitação e da Reabilitação Urbana, com um valor global de aproximadamente 5 milhões de euros, cofinanciado no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência por fundos da União Europeia.
Comentários