BENAVENTE E SALVATERRA DE MAGOS: ESTÁ A DECORRER UMA MEGA OPERAÇÃO NO COMBATE AO TRÁFICO DE MEIXÃO
A Polícia Marítima, através da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC), encontra-se neste momento a realizar, nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos, no Distrito de Santarém, e em Cascais e Vila Franca de Xira, no Distrito de Lisboa, uma megaoperação de combate às redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de meixão, tendo resultado até ao momento na detenção de duas pessoas de nacionalidade chinesa.
Nesta operação estão empenhados elementos dos vários Comandos Regionais da Polícia Marítima, do Grupo de Ações Táticas (GAT) da Polícia Marítima e também da GNR, PSP e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF).
Esta ação decorre no âmbito de sete mandados judiciais de busca e apreensão que se inserem numa investigação de dois anos.
As diligências irão desenrolar-se ao longo do dia, tendo já sido detidas duas pessoas de nacionalidade chinesa.
A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.
Comments