BOMBEIROS DE RIO MAIOR PARTICIPAM AMANHÃ EM BRAGA NO ESCADÓRIOS DA HUMANIDADE
Evento que testa a capacidade física e mental dos bombeiros decorre no escadório do Bom Jesus de Braga
Amanhã, sábado, dia 30 de setembro, decorre em Braga mais uma edição do “Escadórios da Humanidade”, prova que consiste na subida dos Escadório do Bom Jesus do Monte (Bom Jesus de Braga), subida esta com um desnível de 116 metros e 566 degraus, num total de 615 metros a percorrer no mínimo tempo possível envergando o equipamento de proteção individual (urbano) devidamente colocado (aparelho respiratório com peça facial, calças e casaco de fogo, cógula, botas de fogo, luvas e capacete).
Do Corpo de Bombeiros de Rio Maior vão participar na prova Bombeiro de Elite 2023, 7 bombeiros (2 mulheres e 5 homens), sendo eles a Chefe Célia Pereira, Subchefe Cláudio Matias, Bomb. 2ª José Marta, Bomb. 2ª - Danilo Lemos, Bomb. 3ª Luis Miguel, Bomb.3ª Carolina Duarte e o Bombeiro de 3ª Hugo Nogueira.
A Direção e o Comando da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior deseja aos seus bombeiros votos de uma boa prova e uma boa classificação, à semelhança do que aconteceu o ano passado em que os soldados da paz de Rio Maior conseguiram um primeiro lugar e outros resultados de bastante destaque.
O evento “Escadórios da Humanidade” é uma das poucas provas específica para Bombeiros, onde se testa a sua capacidade física e mental num ambiente natural e ao “ar livre”, sendo, portanto, altamente influenciado pelas condições climáticas.
Pela sua simplicidade e complexidade tem vindo a conseguir impor-se como uma das mais importantes a nível da Península Ibérica. Na presente edição, pretendemos atingir a notoriedade que a prova merece principalmente junto das populações. Esta prova é efectivamente considerada a mais importante prova de bombeiros a nível nacional.
O universo dos bombeiros em Portugal é constituído por cerca de 500 corporações, sendo elas: voluntários, privativos e sapadores; abrangendo cerca de 65.000 bombeiros.
Para além do elevado número de participantes nacionais, espera-se um elevado número de atletas espanhóis devido às excelentes relações de edições anteriores e à proximidade geográfica do nosso país.
Esta prova permite desafiar os bombeiros nacionais e estrangeiros a ultrapassarem os seus limites (quer físicos quer psicológicos), assim como, promover o convívio, o espírito de entre ajuda, o companheirismo, a partilha e troca de experiências e conhecimento entre os diversos participantes.
Com vista a conseguir uma maior visibilidade da prova, está previsto decorrer inúmeras iniciativas paralelas ao longo da semana: uma delas será a bênção dos capacetes a nível nacional que decorrerá no mesmo dia da prova, antes desta se iniciar, na zona da Basílica do Bom Jesus do Monte.
Comments