top of page

Periodicidade: Diária

1/11/2025

comercioenoticias

CADAVAL CONQUISTOU O PRÉMIO AUTARQUIA DO ANO NA SUBCATEGORIA “INCENTIVOS AO SUCESSO ESCOLAR”


Na passada quinta-feira, 18 de maio, o Município do Cadaval foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria da Educação e subcategoria “Incentivos ao Sucesso Escolar”, com o Programa das Artes Fernanda Botelho. A sessão de entrega da 4.ª edição dos Prémios Autarquia do Ano decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, e contou com a presença da Vereadora Fátima Paz em representação da edilidade.

O Prémio Autarquia do Ano tem como finalidade destacar os municípios e freguesias que se evidenciem nas mais variadas áreas, tendo 12 categorias e 98 subcategorias a premiar. É uma marca registada do Lisbon Awards Group e conta com o jornal ECO como parceiro media.

O Programa das Artes Fernanda Botelho, desenvolvido através de uma parceria entre o Município do Cadaval e a Associação Gritos da Minha Dança, trata-se de uma iniciativa territorial implementada no Concelho do Cadaval desde 2019. Com um historial de 5 anos e resultados comprovados ao nível da Educação (1.º, 2.º e 3.º ciclo; Ensino Secundário e Unidade de Ensino Especial) surgiu depois de anos de auscultação à comunidade, priorizando a transformação sociocultural e a promoção da igualdade de oportunidades através da Arte, e do seu acesso em territórios cultural e artisticamente mais isolados.



Este projeto é acessível a todos os alunos que se encontrem em situação de abandono escolar ou retenção, independentemente de terem ou não Necessidades Educativas Especiais. Sendo um projeto multidisciplinar, promove o cruzamento de áreas distintas de forma integrada e complementar: social, artística, educacional e saúde, articulando diretamente as carências sociais de cada criança/ jovem, com os conteúdos académicos (português, filosofia, educação visual, educação musical, etc.) e a psicologia. Com o fito em práticas pedagógicas diferenciadas, convida artistas com provas dadas no seu domínio artístico, a partilharem a sua experiência e a desenvolverem trabalhos com diferentes grupos de intervenção.

O Programa das Artes Fernanda Botelho é promovido com enquadramento no Programa Aluno ao Centro, ao abrigo da ação Cadaval Criativo (CadCri). Encontra respaldo científico nas parcerias estabelecidas com o Centro de Estudo Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa bem como com o Instituto de História de Arte (ARTIS) da mesma universidade. A Biblioteca e o Museu Municipal do Cadaval são parceiros de acolhimento do Programa, assim como os Bombeiros Voluntários do Cadaval.


30 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page