CONCELHO DE ÓBIDOS VAI TER DUAS NOVAS CRECHES ATÉ FINAL DO PRÓXIMO ANO
O concelho de Óbidos vai ter duas novas creches, em A-dos-Negros e na Usseira. Estes equipamentos vão funcionar na antiga escola primária de A-dos-Negros e no antigo Jardim-de-Infância da Usseira, edifícios atualmente desativados, e vão ter um total de 40 novos lugares de creche. As obras terão de estar terminadas até ao final de 2024, sendo o investimento total de 563 mil euros. Os contratos de financiamento foram celebrados ontem, 15 de Maio, em Fátima, e contaram com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e do vereador José Pereira, entre outros.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “aumentar a oferta do número de lugares em creche, no concelho, é essencial, até porque um dos nossos objetivos é, precisamente, fixar mais famílias no nosso território”. Filipe Daniel sublinha a importância “do apoio que é necessário dar em termos de equipamentos diversos para que as famílias possam ficar em Óbidos e possam, acima de tudo, sentir a qualidade de vida que um concelho como o nosso proporciona”. “Este é um desígnio nacional”, destaca o autarca, acrescentando que “faremos tudo o que estiver ao nosso alcance sempre em nome das nossas pessoas, da nossa população”. Filipe Daniel solicitou ainda a Ana Mendes Godinho “o reforço de dotação, que é manifestamente curta para as necessidades e disponibilidade financeira dos municípios”, situação à qual a ministra prometeu tentar alterar.
José Pereira, vereador da Intervenção Social da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que Óbidos está “a trabalhar, em conjunto, com todos os parceiros, sejam nacionais, regionais ou locais, para fazer face às necessidades reais da população”. O autarca diz mesmo que “é obrigação das instituições públicas, como as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, entre outras, de trabalhar de forma integrada”. “Temos de lutar com toda a nossa força contra este ‘Inverno demográfico’ que Portugal está a passar e só o podemos fazer criando melhores e mais condições para as famílias”, concluiu.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que presidiu, em Fátima, Ourém, à entrega dos contratos, disse que “se somarmos ao que já tínhamos aprovado pelo PRR e PARES [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais], estamos a aumentar a capacidade de resposta em 15 mil lugares”. Ana Mendes Godinho afirmou a intenção de eliminar a burocracia em projetos para servir as crianças, para garantir que o investimento “rapidamente chegue ao terreno”.
Na cerimónia de ontem, foram apresentados mais 8337 lugares em creche para todo o País, com a assinatura de 153 contratos de financiamento, celebrados com instituições do setor social e com autarquias. As candidaturas aprovadas destinam-se a requalificação e alargamento da rede destes equipamentos sociais. Com estes novos lugares, amplia-se a capacidade de resposta, numa altura em que a gratuitidade das creches, através da medida Creche Feliz, beneficia já mais de 58 mil crianças. O investimento total é superior a 72 milhões de euros, com uma componente de 25 milhões de euros de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em A-dos-Negros, a creche vai ser dinamizada pela Associação de Desenvolvimento Social da Freguesia e terá 6 lugares no berçário, 7 lugares para bebés até aos 24 meses e 7 lugares dos 24 aos 36 meses. O número e distribuição de lugares na Usseira são idênticos, sendo a creche dinamizada pelo Centro de Apoio Social e Cultural da Usseira.
Comentários