CRP RIBAFRIA VENCE COLETIVAMENTE O GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DE FRONTEIRA
Decorreu no sábado, 13 de maio, em Fronteira, vila do Alto Alentejo pertencente ao distrito de Portalegre, o 1.º Grande Prémio de Ciclismo local, prova federada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pertencente à Associação de Ciclismo de Santarém, composta por duas etapas, um contrarrelógio individual e uma etapa em linha. Marcaram presença nesta competição 17 equipas nacionais, tendo a formação de ciclismo do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, alinhado nesta competição com toda a sua equipa.
O contrarrelógio individual composto por cerca de 11 km, com partida na freguesia de Cabeço de Vide e chegada a Fronteira, teve inicio pelas 10h00, partindo os atletas das várias equipas de minuto a minuto. Nesta etapa a equipa do CRP Ribafria conseguiu colocar três ciclistas nos 10 primeiros lugares, com Jorge Marques a fazer o 4º melhor tempo, a 14 segundos do vencedor, e João Letras o 5º melhor tempo. Edson Boaron alcançou o 9º lugar.
A etapa em linha teve partida e chegada na vila de Fronteira, com a equipa do CRP Ribafria a partir para o ataque, primeiramente impondo um ritmo forte, na tentativa de quando chegassem as dificuldades da etapa, o pelotão fracionasse, isolando os primeiros classificados das duas equipas e depois sucedessem os ataques. Após a primeira dificuldade da etapa surgiram sempre vários ataques da equipa do CRP Ribafria, fazendo o pelotão ficar reduzido, e no ultimo prémio de montanha, o pelotão ficou fracionado por completo, ficando apenas 10 ciclistas no grupo da frente, vindo a etapa a discutir-se ao sprint entre estes 10 elementos, com o atleta do CRP Ribafria, João Letras, a ser o mais forte perante os seus adversários e a cortar a meta em 1º lugar, vencendo a etapa.
No entanto o vencedor do contrarrelógio, e que envergava a camisola amarela, conseguiu chegar no grupo da frente e manter a liderança. Jorge Marques que estava a 14 segundos do líder, ao verificar que este estava no grupo da frente, abdicou do seu lugar, trabalhando na parte final para que João Letras vencesse a etapa e subisse ao 3º lugar da geral. Nos últimos 2 km o atleta Pedro Dias, viria a ser vitima de uma queda violenta, que o deixou com lesões graves e o obrigou a ser evacuado para o Hospital Distrital de Portalegre, onde veio ao final da noite a ter alta, encontrando-se a recuperar, não se sabendo ainda quanto tempo demorará a sua recuperação.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, conquistou o 3º lugar do pódio final da geral individual e Jorge Marques o 4º lugar. Na classificação por escalões, ascenderão ao pódio no escalão de elites João Letras em 2º lugar e Jorge Marques em 3º lugar. Edson Boaron conquistou o 3º lugar Master B. Na classificação coletiva, a equipa do CRP Ribafria foi a grande vencedora, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Após esta prova a equipa do CRP Ribafria ficou alojada no Alto Alentejo, para no dia seguinte competir no VI Grande Prémio de Alter do Chão. Um Circuito com cerca de 4km e a ser percorrido por 12 vezes. A equipa alinhou nesta prova sem Pedro Dias, devido às lesões provocadas pela queda do dia anterior.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, entrou na prova ao ataque, criando várias tentativas de fuga, a qual se veio a concretizar á passagem da quinta volta, composta por seis elementos, onde estava Paulo Pereira do CRP Ribafria. A fuga ganhou vantagem sobre o pelotão em cerca de 40 segundos, e na volta final, já só estava Paulo Pereira do CRP Ribafria, com mais 2 atletas para disputar a vitória. Paulo Pereira no sprint final cortou a meta em 3º lugar, e João Letras em 6º, seguido de Hélder Pereira no 10º lugar. A equipa do CRP Ribafria voltou a conquistar o 3º lugar da geral individual com Paulo Pereira.
Nos escalões, Paulo Pereira foi o 1º classificado e Hélder Pereira foi também o 1º classificador no escalão Master B.
Um fim de semana, onde mais uma vez a equipa do CRP Ribafria Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic dignificou o seu clube e sponsors, mostrando a sua união, entrega, entreajuda e poder coletivo, que tudo fizeram para alcançar a vitória, estando sempre nas discussões das corridas, o que é um grande motivo de orgulho pelo trabalho concretizado.
No final, os responsáveis da equipa beneditense deixaram um agradecimento especial “aos sponsors e familiares dos seus atletas”, considerando #que são fulcrais para o sucesso da equipa”, tendo ainda felicitado os vencedores.
Comments