top of page

Periodicidade: Diária

11/3/2025

CÂMARA DE SANTARÉM INVESTE 37 MIL EUROS EM ILUMINAÇÃO LED NAS ESCOLAS

  • comercioenoticias
  • 13 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

No âmbito da 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência do Consumo de Energia (PPEC), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) lançou a campanha “Iluminar com Led” que teve a adesão do Município de Santarém, que vai pagar apenas 11.083,39 euros do valor total orçado em 36 944,65 euros, relativos à substituição de equipamentos de iluminação em quatro estabelecimentos de ensino do Concelho: Centro Escolar Salgueiro Maia, Centro Escolar de Alcanede, Escola Básica dos Combatentes e Escola Básica de São Domingos.

Nos quatros estabelecimentos de ensino do Concelho, vão ser instalados 654 equipamentos LED no interior dos edifícios: salas de aula/reuniões, salas de atividades e zonas de circulação, adotando novos aparelhos de tecnologia LED, de menor consumo energético, maior rendimento luminotécnico e melhor desempenho fotométrico.

Desta forma, o Município de Santarém, em conjunto com outros dez municípios da Lezíria do Tejo, associa-se à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo para o desenvolvimento de um projeto de candidatura para iluminação interior eficiente para edifícios públicos, com o principal objetivo de promover a eficiência energética e a redução do consumo de energia elétrica em 62 edifícios da região.

 

ree

De referir que, segundo a CIMLT “a medida visa a substituição de 9.488 equipamentos existentes por 9.105 equipamentos de tecnologia LED em edifícios públicos, de serviços e equipamentos, tais como: Escolas, Bibliotecas, Edifícios Sede de Município, Pavilhões Desportivos, entre outros”.

A CIMLT estima que “através da substituição de 9.488 lâmpadas e projetores pouco eficientes, por soluções de matriz constituída por díodos emissores de luz (light emitting diodes-LED) se atinja uma poupança na ordem dos 58 por cento, mantendo os níveis de iluminância indicados”. 

O “Iluminar com LED” prevê um investimento na ordem dos 587.000€, comparticipado até 74% pelo programa PPEC, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A implementação desta medida poderá representar uma redução anual de consumo na ordem dos 750MWh e de 108 toneladas de emissões de CO2, sendo que este menor consumo poderá equivaler a uma redução de custos na ordem dos 200.500€/ano, face aos valores atuais da energia elétrica.


 

 

Comentários


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page