DOIS CAMIONISTAS DETIDOS EM RIO MAIOR POR MANIPULAÇÃO DE TACÓGRAFOS
A Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através do Destacamento de Ação de Conjunto (DAC) de Lisboa, ontem, dia 24 de agosto, deteve dois homens, de 37 e 51 anos, por manipulação de tacógrafos (falsificação de notação técnica), na Estrada Nacional 114, junto à Zona Industrial de Rio Maior.
No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares detetaram os ilícitos no momento da abordagem dos veículos, onde se depararam com os tacógrafos a registarem tempo de descanso durante a condução dos veículos.
Ainda no decorrer da fiscalização a GNR detetou que os condutores faziam uso de um dispositivo eletrónico instalado no aparelho tacógrafo que, com um comando remoto, acionava o dispositivo que fazia com que o aparelho de controlo de tacógrafo gerasse, sem qualquer outra intervenção posterior, uma notação técnica de conteúdo falso, pois a mesma atestava que os veículos se encontravam em descanso (parados). Desta forma, criavam a possibilidade de qualquer condutor poder conduzir mais horas do que as permitidas por lei.
PUB.
Segundo a GNR “estas ações por parte dos arguidos, levam a uma condução contínua, o que contraria a prática de uma condução defensiva, atentando gravemente contra a segurança rodoviária, sendo o cansaço, em concreto a sonolência, uma das causas associadas a acidentes de viação”.
Os veículos foram apreendidos para posterior peritagem e os arguidos notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Santarém durante o dia de hoje.
PUB.
Comments