EQUIPA DE CICLISMO CRP RIBAFRIA TERMINA EM 3.º LUGAR NA VOLTA AO DOURO
Atualizado: 6 de abr. de 2022
A equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazo – Riomagic que representa o CRP Ribafria, deslocou-se este fim de semana ao Douro, para participarem na Volta ao Douro 2022.
Prova federada, composta por três etapas em linha e onde marcaram presença cerca 130 ciclistas de 18 equipas nacionais.
A equipa do CRP Ribafria deslocou-se a esta prova com 8 atletas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Gonçalo Filipe, João Camocho, Pedro Dias, Paulo Simões, Hélder Pereira e Humberto Pereira).
A primeira etapa, no dia 2 de abril, entre Favaios e Mesão Frio, decorreu sempre a um ritmo elevado, e com uma chegada depois de uma subida, onde a equipa do CRP Ribafria viria a terminar com dois atletas nos 10 primeiros lugares, João Letras em 5º e Paulo Simões em 6º, tendo Paulo Simões passado a envergar a camisola laranja, líder Master 40.
A segunda etapa, teve início pelas 16 horas do mesmo dia, com saída de Mesão Frio e chegada a Armamar. O início foi novamente a um ritmo elevado, com a equipa do CRP Ribafria a atacar desde início, conseguindo vencer a meta volante da etapa e o primeiro prémio de montanha. A chegada desta vez foi em alto, a qual teve início numa dura subida de 8 km de extensão, que mais uma vez fracionou o pelotão, reduzindo o grupo de atletas pela discussão da vitória da etapa a 12 elementos. Paulo Simões do CRP Ribafria cortou a meta em 2º lugar e João Letras em 7º Lugar. João Letras conquistou e vestiu a camisola verde, líder das metas volantes e Paulo Simões continuou com a laranja, líder Master 40.
PUB.
A última etapa e a mais dura da volta ao Douro, com uma distância de cerca de 110 km, decorreu no dia 3 de abril, com início pelas 10 horas em Sabrosa e chegada a S. J. da Pesqueira. A equipa do CRP Ribafria controlou o pelotão nos primeiros 10 km, até a meta volante da etapa, com João Letras a vencer a mesma. Após a passagem da meta volante, deu-se uma fuga de 4 atletas que alcançaram uma diferença de cerca de 1m30s para o pelotão.
A equipa do CRP Ribafria em clara desvantagem de situação de corrida, assumiu a perseguição aos fugitivos, a qual foi anulada a faltar cerca de 30 km para a meta.
Nos quilómetros finais, houve vários ataques e contra-ataques, da equipa do CRP Ribafria e da equipa líder, com um atleta no último quilómetro a conseguir ganhar uns segundos de vantagem e a cortar a meta isolado. João Letras foi o 3º classificado da etapa.
No final da Volta ao Douro, a equipa do CRP Ribafria – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic terminou no 3º lugar por equipas, colocou dois ciclistas nos 10 primeiros lugares, 5º e 6º lugar da geral, venceu a camisola verde, venceu a camisola laranja e obteve o 3º lugar de elites.
“Não conseguimos vencer na geral, mas os nossos atletas dignificaram a nossa camisola, estando sempre na luta e em destaque na competição”, revelou o diretor geral da equipa, Rui Medina, que endereçou os parabéns aos vencedores, “estiveram muito fortes”, concluiu.
PUB.
Comments