ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO MAIOR ENTREGOU DIPLOMAS QUADRO DE MÉRITO E CONCLUSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO
A Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, realizou na noite da última sexta-feira, 28 de outubro, na Sala Polivalente, a Cerimónia de Entrega de Diplomas de Quadro de Mérito e Conclusão do Ensino Secundário 2021-2022.
O evento, apresentado pelos alunos Catarina Fonseca e António Coito, principiou com um momento cultural protagonizado por elementos da Academia de Música e Dança de Rio Maior, os quais atuaram ainda diversas vezes durante a noite.
Coube ao Diretor da Escola Secundária de Rio Maior, Prof. José Albino, abrir a sessão solene, seguindo-se-lhe as intervenções do Presidente do Conselho Geral daquele estabelecimento de ensino, Luciano Vitorino, da Vice-Presidente da Associação de Estudantes, Sofia Fragoso, da Presidente da Associação de Pais, Emília Arroteia, do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, e da Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais. Destaque também para as presenças da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Rio Maior, Leonor Fragoso, e dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Rio Maior, João Rebocho, de Azambujeira e Malaqueijo, Fernando Costa, e de São Sebastião, Cátia Agostinho.
José Albino começou por referir que no último ano letivo a Escola Secundária de Rio Maior colocou mais de 140 alunos no ensino superior, desejando a todos as maiores felicidades.
O Diretor daquele estabelecimento de ensino explicou de seguida: “Nós temos instituído na escola um quadro de mérito, dividido em duas classes, a classe de excelência e a classe de valor. A classe de excelência é aquela que permite aos alunos que alcançem média igual ou superior a 17 tenham quadro de excelência. Por sua vez o quadro de valores reconhece a grande capacidade ou atitudes exemplares de superação da aprendizagem demonstradas individualmente, ou ações exemplares de beneficio social ou comunitário, bem como expressões de solidariedade dentro ou fora da comunidade educativa levadas a cabo individualmente ou por grupos de alunos. Reconhece também os resultados desportivos obtidos pelos alunos da escola ou ainda a participação de forma assídua e exemplar em atividades de complemento curricular”.
Prosseguindo, José Albino referiu estar em frente a jovens que “através do seu esforço, fruto do seu trabalho, e com o apoio das suas famílias conseguiram sobressair a uma imensidão de cabeças pensantes e estão hoje aqui a receber o merecido prémio, parabéns. Estou frente a futuros engenheiros, médicos, advogados, professores, um número infinito de profissões”, realçou.
PUB.
A concluir, José Albino elencou um elevado número de atividades que os alunos podem desenvolver para terem um percurso académico brilhante. “Há coisas que não se aprendem nos bancos da universidade”, realçou, aconselhando-os a “aprenderem a superar dificuldades e terem objetivos pré-definidos”.
A noite terminou com a esperada entrega de diplomas aos alunos que mais se distinguiram no passado ano letivo, realçando-se o aluno António Coito, atual Presidente da Associação de Estudantes, que obteve um 20 a Literatura Portuguesa no exame nacional, feito que não era alcançado no nosso país desde 2010.
Os apresentadores - Catarina Fonseca e António Coito
Presidente do Conselho Geral - Luciano Vitorino
Vice-Presidente da Associação de Estudantes - Sofia Fragoso
Presidente da Associação de Pais - Emília Arroteia
Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior - Filipe Santana Dias
Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior - Isaura Morais
PUB.
Comentarios