top of page

Periodicidade: Diária

9/28/2024

  • comercioenoticias

ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR RECEBEU O SELECIONADOR NACIONAL FRANCSICO NETO


A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), do Politécnico de Santarém, recebeu o selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, para a abertura oficial do Mestrado em Treino Desportivo e Pós-graduação em Gestão do Desporto, no dia de hoje.

A sessão iniciou-se com as intervenções do diretor da ESDRM, Prof. Nuno Pimenta, que deu o mote para a abertura da mesa redonda dedicada à “Gestão do Desporto”. Esta mesa, foi moderada pelo docente da ESDRM, Abel Santos, e contou com a participação de Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Rodrigo Ramalho, Diretor do Departamento de Educação e Atividade Física do Município de Torres Vedras, e ainda com Tiago Lopes, diretor do Clube Fitness Factory de Santarém.

Vítor Félix aproveitou a presença de Francisco Neto também para esclarecer que as suas críticas anteriores, sobre a receção à seleção feminina em Belém, mesmo sem títulos, não visavam a equipa, mas sim o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a sua abordagem populista. Francisco Neto respondeu com desportivismo, afirmando que o resultado desportivo não deve ser a única medida de sucesso, reconhecendo a importância do contexto e da evolução.

Antes do encerramento, Vítor Félix recordou a sua luta pela maior importância do desporto no cenário político, apontando para a necessidade de um reforço no investimento para aumentar as oportunidades de emprego e elevar a qualidade no setor.

Aquando da sua intervenção, Francisco Neto, que comandou a seleção feminina nas duas primeiras presenças em campeonatos da Europa, em 2017 e 2022, e na estreia em mundiais, apresentou aquela que tem sido a sua estratégia e trabalho com a seleção nacional feminina, bem como o percurso que o levou até lá. Recordando, com humor, os tempos em que, como treinador de guarda redes, “precisava de chutar 4 vezes para acertar na baliza”.



Durante a sessão de abertura do Mestrado em Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Neto ressaltou que o futebol feminino é uma área de trabalho cada vez mais atrativa acrescentando ainda, em declarações à agência Lusa, que há um interesse crescente pelo futebol feminino, dizendo “há cada vez mais clubes a tempo inteiro e mais agentes desportivos relacionados com o futebol feminino a serem profissionais e a poderem fazer carreira. É algo que tem crescido muito nos últimos tempos e para os alunos esta é uma oportunidade de entrarem no mercado de trabalho e no profissionalismo, que acredito que seja o que muitos sonham. Sem dúvida que estamos a impulsionar o desporto feminino, não apenas no futebol e futsal, mas também em outras modalidades que estão a fazer um trabalho notável na promoção do desporto feminino. Esta mudança de mentalidade nas novas gerações é crucial, pois agora olham para todos os desportos, independentemente dos estereótipos de género", destacou ainda, Neto.

O Selecionador elogiou também a evolução da sociedade, onde as pessoas podem seguir as suas paixões, independentemente de estereótipos do passado.

Nas palavras da coordenadora do Mestrado em Treino Desportivo, Prof.ª Carla Chicau, a abertura do ano letivo da oferta de 3º ciclo, com estes convidados, demonstra a constante preocupação em aproximar os estudantes daqueles que são os principais atores e que se destacam, no mundo desportivo, para uma saudável partilha de conhecimento.



149 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page