top of page

Periodicidade: Diária

9/28/2024

  • comercioenoticias

"ETAR DE ALCANENA É EXEMPLO DE DESARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS DO GOVERNO”, ACUSOU CANDIDATO DO BLOCO DE ESQUERDA



Bruno Góis, cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda por Santarém às eleições legislativas, reuniu com a Aquanena, empresa pública responsável pelo abastecimento de água no concelho de Alcanena. Na iniciativa, abordaram-se, essencialmente, dois temas incontornáveis para a região: a gestão da água e os problemas relacionados com a ETAR de Alcanena, que trata as águas provenientes da indústria de curtumes.

Após a reunião, a candidatura bloquista acusou o governo de não ter sido capaz de articular as políticas ambientais nacionais, no caso das lamas daquela ETAR . De acordo com Bruno Góis, "além do investimento público na modernização da ETAR de Alcanena, é necessário resolver o problema das lamas. Estas lamas contêm detritos de origem industrial, cuja solução, atualmente, é o depósito em aterro. Esta é uma questão nacional e não apenas municipal". Para ir além da solução de aterro, o candidato bloquista defendeu que é preciso apostar "na investigação científica para permitir e assegurar a economia circular na gestão dos resíduos industriais".



Agência Portuguesa do Ambiente é opaca sobre o estado dos rios

Outro aspeto que a candidatura liderada por Bruno Góis referiu como motivo de preocupação é o facto de as entidades públicas com responsabilidades ambientais não fazerem a divulgação da monitorização das linhas de água. Esta opacidade sobre o estado e conservação dos nossos rios é um problema nacional, não só do rio Alviela.

Nesse sentido, os bloquistas comprometeram-se a exigir mais transparência através da publicação e atualização regulares dos resultados de análises e monitorizações nos rios, para que a população esteja informada e segura.

Os candidatos bloquistas abordaram, ainda, com a administração da Aquanena a aposta na produção de energia elétrica para consumo próprio da empresa. Bruno Góis, considerando que as empresas de abastecimento e tratamento de águas são empresas com grandes consumos de eletricidade, defendeu "uma estratégia nacional para a sustentabilidade energética das empresas das águas, o que traria ganhos económicos para as populações e os serviços públicos".


 

65 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page