FOI INAUGURADO EM ALCANEDE O NÚCLEO HISTÓRICO DA FAMÍLIA MONTEZ
Alcanede recebeu ontem, dia 1 de abril, na Sala multiusos do Parque de Jogos de Alcanede, freguesia do concelho de Santarém, uma iniciativa cultural de natureza privada, a propósito das comemorações dos 120 anos da “Espingardaria Central”, loja histórica de Lisboa que pertence à família Montez há 100 anos.
Esta cerimónia contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, de João Teixeira Leite Vice-Presidente da Câmara e de Nuno Domingos e Carmen Antunes, Vereadores da Câmara.
Esta iniciativa contou ainda com a presença de António Gentil Martins, que partilhou as “memórias Desportivas de António José Montez”. Ana Sofia Pereira, referiu a importância da “Loja Histórica da Capital”, enquanto João Filipe Bugalho, falou da “Caça, Eterna Paixão do Homem”, e José António Victorino, destacou a importância de “A tertúlia da Espingardaria Central e a Coleção do Núcleo Histórico da Família Montez - NHFM”. Por último, Luis Duarte Melo apresentou “A. Montez – Um Percurso Secular”, sua monografia sobre a invulgar personalidade de António Duarte Montez e da sua famosa loja da Baixa de Lisboa.
Também, Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, referiu "a importância de ver o seu património enriquecido, devido à criação deste novo Núcleo Museológico, que mantém assim viva a memória da família Montez, e que contribui para colocar Alcanede na rota de locais com história".
Na ocasião, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara, agradeceu esta tarde fantástica que estamos a viver em Alcanede. Hoje é um dia importante para Alcanede e para Santarém, pela inauguração do Núcleo Museológico e pelo lançamento deste novo livro. Alcanede ganha dimensão com estas iniciativas.
Ricardo Gonçalves referiu ainda a “ riqueza deste património para a família e ainda a importância de estarmos aqui, o que demonstra que António Montez nunca perdeu as suas raízes”. O edil salientou também que "queremos que este Núcleo seja visitado para o desenvolvimento do nosso turismo".
O NHFM reúne o espólio deixado pelo alcanedense António Duarte Montez e pelo seu filho Mário Montez, no âmbito das suas atividades profissionais e desportivas.
Trata-se de um diversificado acervo de armas antigas, troféus desportivos, apetrechos de armaria, utensílios agrícolas, biblioteca, hemeroteca e arquivo histórico. O Núcleo Integra ainda materiais e artefactos comerciais da “Espingardaria Central”, num vivo registo histórico do comércio tradicional e de feitos desportivos.
Ainda sem modelo de visitas públicas estabelecidas, o NHFM pode ser visitado entre os dias 2 e 6 de abril, das 17 às 19 horas, sem necessidade de marcação prévia.
Comentários