FUNICULAR DA PEDERNEIRA VAI TORNAR A NAZARÉ NA PRIMEIRA VILA “CARBONO ZERO”
Decorreu, ontem, 20 de setembro, a apresentação pública do Funicular da Pederneira, obra incluída na reprogramação do PRR e que até ao final do mês irá conhecer a decisão da Comissão Europeia. O Município da Nazaré espera obter o financiamento comunitário de 10 milhões de euros para a construção deste equipamento.
“O maior desafio que a humanidade enfrenta são as alterações climáticas, e grande parte dos gases de efeito de estufa são causados pela mobilidade”, disse o Primeiro-Ministro, António Costa, na sessão de apresentação deste projeto, que decorreu na Biblioteca Municipal José Soares, sublinhando que “não há liberdade sem mobilidade, mas que não haverá planeta sem outra mobilidade”.
“Este investimento fora das áreas metropolitanas é de maior importância porque contribui para a redução das emissões, mas também porque reforça a coesão social e territorial. A população pode chegar ao centro da vila e aos serviços de forma mais acessível e mais cómoda.”
“Este novo funicular, que faz parte de um sistema de mobilidade integrado, permitirá tornar a Nazaré na primeira vila carbono zero.”
Sobre o Funicular da Pederneira e o arranque da obra, o Primeiro-Ministro disse que “a luz verde para arrancar está já ao fundo do túnel, e, portanto, é melhor começarem a trabalhar já.”
Comments