top of page

Periodicidade: Diária

9/28/2024

  • comercioenoticias

IDOSO DE CONSTÂNCIA RECEBEU O PACEMAKER MAIS PEQUENO DO MUNDO



Um homem de 86 anos de idade, residente em Santa Margarida, no concelho de Constância, recebeu no início deste ano, o mais pequeno pacemaker do mundo, numa operação desenvolvida pelos profissionais de saúde do Hospital de Abrantes.

A história foi  relatada ontem, 14 de fevereiro, Dia Nacional do Doente Coronário, pela Unidade de Saúde Local do Médio Tejo, que refere que “este minúsculo dispositivo, com um décimo do tamanho e até quatro vezes a durabilidade de um aparelho tradicional permitiu ao nosso utente, 24 horas depois de uma cirurgia minimamente invasiva, começar o Ano Novo de 2024 com o pé direito, ao lado da sua esposa, com um coração ao compasso certo”.

A história poderia resumir-se a este primeiro parágrafo, mas ontem foi Dia de São Valentim, mais conhecido pelo Dia dos Namorados e por isso esta Unidade de Saúde Local recupera a história do seu utente, para partilhar, também, uma tocante história de amor.



“Faltavam três dias para a Consoada e Alfredo Almeida, um octogenário de 86 anos, militar reformado, e Odete, de 83, sua esposa e companheira de vida há mais de 56 anos, iam às compras a bordo do seu veículo. Alfredo não tem lembrança de nada – desmaiou e só através de fotos e vídeos consegue reconstruir a rota do aparatoso acidente de viação. Mas é-lhe difícil conter as lágrimas, pensando na aflição da mulher, consciente, mas impotente, aos solavancos, galgando terra batida a bordo de um carro desgovernado, com o marido inconsciente ao volante”, relata.

Felizmente, o casal saiu ileso do aparatoso acidente, à exceção de escoriações e suturas e do trauma associado ao grande susto. A maior ironia do destino é que o acidente de viação acabou por salvar a vida de Alfredo, detetando-lhe um problema cardíaco grave.

A história deste casal não se resume, no entanto, a um acidente de viação. É a história de um amor à prova de tempo e à prova de tudo.

Antes de entrar para o Bloco Operatório, para ser um dos primeiros cidadãos do Médio Tejo a receber o mais avançado pacemaker do mundo, Alfredo confidenciou o que é que seria a primeira coisa que desejava fazer assim que chegasse a casa: “Qual é a primeira coisa que vou fazer? Vou ver a minha mulher e beijá-la. Já não é brincadeira – são já 56 anos de casados!”, disse, com os olhos a brilhar.


185 visualizações0 comentário

Kommentare


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page