IN.STR COM GRANDE ANIMAÇÃO NO FIM DE SEMANA
Hoje, 24 de agosto, o palco vai estar montado na Fonte das Figueiras onde, às 21h30, poderá assistir ao concerto da harpista espanhola Angélica Salvi, que irá brindar o público com sua música contemporânea e eletroacústica. Partindo da acrobacia do respirar (inalar, exalar) e da dinâmica das marés, Angélica Salvi explora o universo da repetição numa invocação cósmica e estruturada do transe num movimento magnético e sincopado. Nesta viagem interior, onírica e intimista, o público é guiado por caminhos sinuosos e tropicais, numa experiência potencialmente xamânica, por sonoridades ambíguas e multifacetadas, desde Papé Nziengui a Alice Coltrane.
Na sexta-feira, a organização convida-o a ir até ao Largo do Seminário, onde, às 21h30, acontece o espetáculo de Fogo Dreamer, de Marsuppiane. Este espetáculo conta a história de um artesão que vivia numa aldeia distante, num tempo longínquo, onde a magia era um mistério. Este simples artesão praticava os seus ofícios diários, sempre com a mente sonhadora, sonhos repletos de magia, presságios, mistérios e alquimias de fogo.
No Sábado, dia 26, o in.Tradição volta ao Centro Histórico de Santarém com o Rancho Típico dos Foros de Salvaterra que, a partir das 10h30, vai percorrer as ruas do Centro Histórico animando os transeuntes com as suas modinhas.
À mesma hora, o ator Paulo Patrício leva a sua personagem Raquel Maria – Vai Tudo a Eito! à zona do Sacapeito, onde promete deixar tudo num brinco.
Às 11h00 há Aula de Yoga Jardim Portas do Sol. Traga o seu tapete e participe.
Já à noite, pelas 21h30, volta-se ao Largo do Seminário para ouvir a Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria & Banda Sunset 91, com o seu concerto Symphonic Rock.
Destaque ainda para os eventos nas Uniões de Freguesia da Romeira e Várzea e de Casével e Vaqueiros
No sábado, dia 26 de agosto, às 18h00, a música é levada até à Oliveira Milenar, junto à Igreja Matriz dos Casais S. Braz com ÁRVORES QUE TOCAM, por Julieta Silva. Todas as árvores são importantes. Mas algumas são nucleares para as comunidades, pela energia que geram ao seu redor: a procura do abrigo, da sombra, do alimento, da privacidade, da inspiração poética.
Cada comunidade tem a sua preferida, a sua Árvore-Musa, que integra a memória coletiva local seja pela grandiosidade do seu porte, pela sua imponência na paisagem, pela sua incrível longevidade que faz dela testemunha dos principais marcos históricos da localidade, pela sua função insubstituível.
Com este projeto pretende-se homenagear estes seres vivos, através de um concerto musical onde se agrupam temas do Cancioneiro popular, contos e lendas de tradição oral, excertos de tesouros da literatura nacional que a elas fazem referência, qual autêntica Ode a estes seres magníficos que tanto nos encantam. Uma homenagem às árvores que (nos) tocam. Com música das raízes.
Ainda no sábado, mas às 21h30, Casével vai receber o espetáculo de dança “DANÇAR COM… LIBERDADE”, no Recinto das Festas de Casével. Um espetáculo que conta com o envolvimento da comunidade local e que é desenvolvido pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano.
No Domingo, dia 27 de agosto, às 18h30, é inaugurada a PINTURA DE MURAL, orientada pelo artista BIGOD, Casa de Convívio de Vaqueiros. Também este projeto de Arte Urbana, foi desenvolvido com a comunidade local.
Comments