top of page

Periodicidade: Diária

9/28/2024

  • comercioenoticias

INÊS HENRIQUES FOI HOMENAGEADA NO ADEUS À ALTA COMPETIÇÃO



Cerimónia teve lugar em São Sebastião, sua terra natal


A conceituada marchadora olímpica Inês Henriques, de 43 anos de idade, pôs um ponto final na sua carreira desportiva, ao participar no último domingo, na sua terra natal, no Grande Prémio de Atletismo de São Sebastião, prova englobada no Torneio de Atletismo das Freguesias do Concelho de Rio Maior – Jorge Miguel.

Perante um elevado número de espetadores Inês Henriques foi a primeira a cortar a meta no setor feminino, sendo logo de seguida alvo de uma merecida homenagem no salão de festas daquela localidade que a viu nascer para o atletismo.

Com o salão da Comissão de Melhoramentos repleto de atletas, família, amigos, de onde se destaca outra campeã, a maratonista Rosa Mota, muitos convidados institucionais ligados à modalidade, presidente e vereadores da Câmara Municipal de Rio Maior, presidente da Assembleia Municipal, vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, executivo da Junta de Freguesia local e, dirigentes do Clube de Natação e, claro, o seu treinador de sempre, Jorge Miguel, este momento de despedida, apenas da alta competição, foi um momento de agradecimento da atleta a todos aqueles que estiveram a seu lado nestes longos anos de carreira, mas também de agradecimento de todos, a ela, a menina da Estanganhola, que conquistou o mundo da Marcha e se tornou figura maior do atletismo nacional e internacional.


A usar da palavra, e a prestar a devida homenagem à atleta, estiveram Cátia Agostinho, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Eduardo Amaral, vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal e Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, que entregou a Inês Henriques uma Salva de Prata a assinalar o momento e uma Bandeira do Concelho de Rio Maior.

“Foi aqui que me iniciei e era aqui que queria terminar”, salientou Inês Henriques, que deixou claro: “Vou terminar a minha carreira de alto rendimento mas vou continuar a praticar atletismo em forma de lazer porque sinto-me muito feliz a correr”.

Inês Henriques disse inspirar-se na mãe, uma mulher de trabalho, “para enfrentar os obstáculos de superação nomeadamente nas provas dos 50 km marcha”.

Para a atleta que tinha como lema “amanhã serei melhor que hoje”, grande parte do sucesso alcançado se deve ao seu treinador de sempre, Jorge Miguel, “muitas vezes acreditou mais em mim do que eu própria”, concluiu.

A celebração continuou tarde fora com a realização de um almoço convívio.



Veja abaixo o brilhante palmarés de Inês Henriques:

Inês Henriques participou no Campeonato da Europa de Atletismo de 2002, em Munique, na Alemanha, ficando no 15º lugar.

No Campeonato Mundial de Atletismo de 2005 em Helsínquia na Finlândia ficou no 27º lugar e no Campeonato da Europa de Atletismo de 2006, em Gotemburgo, na Suécia, ficando no 12º lugar.

No Campeonato Mundial de Atletismo de 2007, em Osaka, no Japão, obteve a 7ª posição, no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Munique, na Alemanha, classificou-se na 11ª posição e no Campeonato da Europa de Atletismo de 2010, em Barcelona ficou no 9º lugar.

Inês Henriques bateu a 15 de janeiro de 2017 o recorde do mundo nos 50 km marcha, ao cumprir a distância em 4:08ː25, em Porto de Mós, no primeiro ano que a distância passou a fazer parte do programa oficial no setor feminino.

Em 13 de agosto de 2017 ganhou a medalha de ouro nos 50 km marcha dos Mundiais de Londres batendo novamente seu recorde do mundo com o tempo de 4ː05ː56, na primeira vez que esta prova foi disputada no Campeonato Mundial de Atletismo.

A 30 de agosto de 2018, foi agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.


216 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page