JOÃO ALMEIDA FAZ HISTÓRIA AO TERMINAR O GIRO DE ITÁLIA NA 3.ª POSIÇÃO
O jovem ciclista de A-dos-Francos, concelho de Caldas da Rainha, João Almeida, de 24 anos de idade, da equipa UAE Emirates, tornou-se ontem no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta, desde Joaquim Agostinho 2.º na Vuelta à Espanha em 1974 e 3.º no Tour de França em 1979. João Almeida obteve ainda o 1.º lugar na classificação da juventude.
O ponto alto para João Almeida nesta edição do Giro foi a vitória na 16.ª etapa, numa chegada em alto a Monte Bondone, onde superou ao sprint Gerant Thomas.
A vitória na edição 2023 da Volta à Itália foi para o esloveno Primoz Roglic, ficando na 2.ª posição o britânico Gerant Thomas a escassos 14 segundos. Almeida terminou a prova a 1’15 do vencedor, deixando atrás de si nomes consagrados como o italiano Damiano Caruso e o francês Thibaut Pinot.
“Se me dissessem que terminaria este Giro D’Italia no pódio, com uma vitória de etapa e a camisola branca, não acreditava! O Sonho comanda a vida e aqui estou eu. Obrigado a toda a equipa UAE Emirates por tudo e a todas as pessoas que me apoiam e suportam. Sem vocês isto não seria possível”, revelou já hoje João Almeida.
Comentarios