MISERICÓRDIA DE SANTARÉM ORGANIZA JORNADAS DA SAÚDE
A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) organizou a primeira edição das “Jornadas da Saúde” no Convento de São Francisco esta sexta-feira, 19 de maio.
A sessão de abertura contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, de Renato Bento, Diretor da Segurança Social de Santarém, de Manuel de Lemos, Presidente da União de Misericórdias Portuguesas, e de Hermínio Martinho, Provedor da SCMS.
Na sua intervenção, Ricardo Gonçalves evidenciou o trabalho que tem sido desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém e referiu ainda enalteceu o papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho.
O Presidente do Município de Santarém enalteceu os 523 anos da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, “é uma história muito longa, que se cruza com a história deste Convento. Estes eventos servem para além de pensarmos na História, podermos reflexionar sobre o futuro”.
“O nosso país está a viver grandes transformações e precisa de novos caminhos, que não são fáceis de perceber. Temos que reflexionar muito, se pensarmos até ao nível dos Ministérios aqui representados, há muitos caminhos que hoje ainda não estão definidos, porque há dificuldades novas. Se olharmos para a esperança média de vida que tem aumentado muito em Portugal, verificamos que em Santarém estamos acima da média Nacional. Se olharmos para o envelhecimento da população, verificamos que por cada 100 jovens há 183 pessoas com mais de 65 anos. No caso particular de Santarém, por cada 100 jovens, temos 203 pessoas com mais de 65 anos”, explicou Ricardo Gonçalves.
Os trabalhos seguiram com o debate moderado por Ana Filia Nunes, Jornalista da SIC, subordinado ao tema “Inovação: o Futuro do Cuidar em Saúde”, que contou com as participações de Hélia Dias, da Escola Superior de Saúde de Santarém – IPSantarém, de Rui Fonseca e Pinto, da Escola Superior de Leiria – IPLeiria, de Filomena Roque, do Hospital Distrital de Santarém, e de Maria José Casaca, da SCMS
Seguiu-se a apresentações de Ricardo Pocinho, da ANGES, com o tema “Novas Respostas para Velhos Desafios nas Pessoas Institucionalizadas”.
No período da tarde os trabalhados decorreram com diferentes painéis temáticos onde várias dezenas de profissionais da aérea participaram.
Comments