top of page

Periodicidade: Diária

10/1/2024

  • comercioenoticias

MORREU O MENINO DE MARINHAIS QUE LUTAVA CONTRA O CANCRO


Faleceu esta terça-feira, 16 de maio, Tomás Leal, de apenas 8 anos de idade, o menino de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, que desde 2020 lutava contra um tumor cancerígeno nos pulmões, após ter vencido um osteossarcoma na tíbia.

O menino foi sujeito a várias operações, e depois de uma primeira batalha vencida contra o cancro, a doença reapareceu no final do ano passado, desta vez nos pulmões e posteriormente noutras partes do corpo, tendo o seu estado de saúde se agravado nas últimas semanas.



Os pais de Tomás Leal têm nos últimos anos vivido um enorme pesadelo, uma vez que a filha, de 13 anos de idade, em 2016, e com apenas 5 anos foi também diagnosticada com um osteossarcoma no fémur, tendo sido acompanhada no IPO, em Lisboa. Houve uma proposta de amputação na perna, mas os pais não se conformaram e recorreram a uma clínica em Espanha, que tinha uma abordagem alternativa.

Segundo a família a clínica em Pamplona revelou-se ser a única alternativa para evitar a amputação da perna da menina, e entre ajudas de amigos, familiares, anónimos, e alguns empréstimos conseguiram-se os 90 mil euros necessários para o tratamento da Marta.

Uma operação e muitos tratamentos depois livraram Marta de "98% do tumor". "Marta podia seguir a sua vida, apesar de mais tarde, por volta dos 14-15 anos, estar previsto ter de fazer nova operação para corrigir os problemas de crescimento do osso", pode ler-se na página de Facebook.



891 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page