MUNICÍPIO DE AZAMBUJA PROMOVEU PROJETO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA “SEGURANÇA E SALVAMENTO AQUÁTICO”
O Município de Azambuja em parceria com a Búzios – Associação de Nadadores-Salvadores de Coruche, entidade que presta serviços no Complexo de Piscinas de Azambuja, desenvolveram entre os anos letivos 2021-2022 e 2022-2023 o Projeto de Educação Pública “Segurança e Salvamento Aquático” que contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Azambuja.
Este projeto educativo que decorreu no agrupamento de escolas de Azambuja e no Complexo de Piscinas de Azambuja foi promovido junto de 16 turmas o que se traduz num total de 520 crianças e jovens dos 3.º, 8.º e 10.º anos.
A ação tem como principais objetivos dotar os jovens e crianças de habilidades aquáticas, conhecimentos teóricos e práticos de salvamento, segurança aquática e comportamentos em espaços aquáticos, como complemento do Dispositivo de Segurança do Complexo de Piscinas Municipais da Azambuja.
No âmbito da segurança aquática, a prevenção é fundamental, tendo esta estratégia sido identificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2014, no seu relatório mundial de afogamento. Neste relatório, são identificadas dez ações preventivas para o afogamento, sendo uma delas o ensino da segurança aquática a crianças em idade escolar.
A OMS, afirma que o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas, de acordo com os dados da agência.
Em Portugal, segundo dados do Conservatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, registaram-se:
2017 - 96 mortes no meio aquático
2018 - 91 mortes no meio aquático
2019 - 87 mortes no meio aquático
2020 - 106 mortes no meio aquático
2021 - 86 mortes no meio aquático
2022 - 134 mortes no meio aquático
O Município de Azambuja realça o trabalho dos formadores da Associação Búzios, pela oferta e disponibilização de meios para a concretização das várias ações na área da segurança e salvamento aquático.
Comments