MUNICÍPIO DE RIO MAIOR E “BELEZA TEATRO” LANÇAM PROJETO DE TEATRO E COMUNIDADE
“Somos Todos um Rio” é um projeto de teatro comunitário alargado a todo o concelho de Rio Maior, que visa colaborar na programação, formação e criação artística. Um projeto que vai englobar todas as suas 10 freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população.
Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espetáculo, que será o reflexo do que é o sentir daquela comunidade.
Um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade, na medida em que se procurará dar palco a assuntos pessoais e locais que serão depois trabalhados até ganharem forma teatral.
Este é um projeto de inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade.
Um projeto que decorrerá ao longo de dois anos, e onde serão apresentados mais de 100 espetáculos, todos com grande envolvimento das populações e das associações culturais concelhias. Potenciando uma forte adesão da comunidade uma vez que remetem para a memória coletiva e potenciam a valoração social e identitária do Município.
PUB.
“Somos todos um Rio” é um Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior em parceria com o “Beleza TEATRO”, que contará com a colaboração do Coletivo RG-Projeto de Teatro Comunitário, e das 10 freguesias do concelho de Rio Maior.
Este projeto é como um percurso de um rio que rompe na nascente, percorre um território, absorvendo materiais, até por fim desaguar na imensidão do mar. Como Um Rio Maior que afinal Somos todos Nós.
“Teatro e Comunidade é como uma janela que se abre ao mundo e uma porta de entrada a muitos mundos diferentes que refletem ao fim e ao cabo o universo de todos nós.”
Rui Germano - Diretor artístico
PUB.
Comments