MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARTICIPA NA SESSÃO CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
O Município de Santarém participou no debate Crescimento Económico e Produtividade, promovida pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social no dia 15 de março, na Casa do Campino.
Na presença de António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar e perante uma plateia de mais de 100 empresários, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém elogiou “a resiliência dos empresários que perante as dificuldades provocadas pela forma como o território é gerido, nomeadamente ao nível dos impostos e burocracia, têm conseguido ultrapassar estes e outros constrangimentos”. O Presidente relembrou ainda que no Concelho tem havido um crescimento no investimento, têm sido criadas mais empresas e consequentemente mais emprego, “no entanto, há que dar mais oportunidade aos empresários para crescer”.
A finalizar, Ricardo Gonçalves falou no projeto do novo aeroporto e de como seria um projeto estruturante para o desenvolvimento da região.
António Costa Silva referiu que “o futuro é um espaço em aberto e cabe-nos a todos nós construir esse futuro. Nos últimos anos, temos desenvolvido muitos projetos ao nível da qualificação das pessoas, do desenvolvimento dos recursos humanos, do sistema científico e tecnológico e dos centros de inovação do país. Temos toda uma geração de empresários com mentes brilhantes que desenvolvem as empresas ao nível nacional e internacional”.
Na sessão de abertura Maria Salomé Rafael, Presidente do Conselho Distrital de Santarém da SEDES, referiu cinco pontos que os empresários precisam de ver solucionados: a aceleração da execução do PRR, fazer chegar Portugal2030 mais rapidamente às empresas e reduzir a burocracia, acelerar a análises dos pagamentos, implementar mecanismos de capitalização ajustados as necessidades das empresas e reduzir custos de contexto na área do licenciamento.
Constituída em 1970, a SEDES é uma das mais antigas associações cívicas portuguesa e os seus fundadores eram oriundos de diferentes formações académicas, estratos sociais, atividades profissionais e opções políticas. Esta Associação tem como objetivo o estudo, consulta, cooperação e promoção do desenvolvimento económico e social do país.
Comments