MUNICÍPIO DE SANTARÉM PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE AGRICULTURA
“Santarém de Portas Abertas à Agricultura” foi o tema escolhido para o Seminário que se realizou na tarde do dia 7 de setembro, no stand da Câmara Municipal de Santarém (CMS) e das Águas de Santarém, na Agroglobal.
Na sessão de abertura, Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, falou do “grande impacto que o setor agrícola tem no nosso Concelho” e destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município nesta área, terminando a intervenção dizendo que “o setor tem crescido muito, tem havido uma grande evolução tecnológica, muitos desafios, como a escassez de água, mas também grandes oportunidades”.
Nuno Russo, Vereador da CMS com o pelouro do apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho, referiu que “Santarém é caracterizada por uma forte atividade no setor e por isso, o Município de Santarém pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos, projetos e planos para o território rural concelhio e regional, bem como participar, com outras instituições e entidades, em programas, ações ou atividades, pois Santarém está de portas abertas à agricultura”.
Neste sentido, foram apresentados diversos projetos que “visam promover e assegurar a política de desenvolvimento agrícola do concelho, afirmando a atividade e a dinamização do agronegócio e apoiando o desenvolvimento das suas fileiras”, destacou o Vereador.
Uma dessas apresentações foi realizada pela empresa CONSULAI que está a elaborar um diagnóstico sobre os setores agrícola, pecuária, florestal e agroindustrial no Concelho de Santarém. Esta caraterização vai permitir elaborar uma estratégia e um plano de ação futuro, de modo a identificar oportunidades que potenciem o investimento nestes setores, definindo o papel da Câmara Municipal de Santarém enquanto facilitador do desenvolvimento sustentável do setor no concelho e na região.
A empresa Ernst & Young Parthenon em conjunto com a APRODER apresentaram a “Estratégia de Desenvolvimento Rural para o Ribatejo” que assenta em quatro enfoques temáticos: na promoção da inovação e do capital humano, na gestão sustentável dos ativos do território, na dinamização socioeconómica dos territórios e na cooperação, capacitação institucional e trabalho em rede.
A “Gestão dos Recursos Hídricos e Ordenamento do Território do Vale do Rio Tejo” foi outro dos projetos apresentados, desta vez, pela empresa Agroanalítica. Este foi um trabalho conjunto do Município de Santarém com a Associação de Agricultores do Ribatejo e os Municípios de Azambuja e o Cartaxo, para a aquisição de serviços com vista à elaboração de um estudo prévio conducente ao levantamento, caracterização e análise dos recursos hídricos da Lezíria do Tejo, com o propósito de contribuir para a gestão e ordenamento do território, numa área de cerca de 10.000ha, entre o Vale de Santarém e Azambuja, numa região cujo regadio é de extrema importância.
A última apresentação esteve a cargo da empresa Syngenta que deu a conhecer o seu programa internacional para o incremento da biodiversidade nos campos agrícolas, denominado “Operation Pollinator”. O projeto baseia-se na introdução de habitats específicos para insetos polinizadores nas margens dos campos agrícolas que permitam criar refúgios naturais para os polinizadores e fomentar a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitoides.
Comments