NAZARÉ INAUGUROU ESTÁTUA QUE HOMENAGEIA A MULHER NAZARENA
A partir de ontem, 8 de setembro, uma das entradas no concelho da Nazaré está adornada com a Nazarena, uma estátua de quase 6 metros de altura, instalada na rotunda do Matadouro, numa homenagem às mulheres, e que remete para o passado, e às longas horas de espera pelo regresso dos barcos e dos seus homens a terra.
A arte é essencialmente a afirmação, a bênção e a divinização da existência (Nietzsche) e, também por isso, a Nazarena está de olhos postos no mar, a aguardar o regresso vivo de quem ama.
Feita em aço corten, moldado por Bugalho Ferros, ao longo de vários meses, a Nazarena apresenta-se, a quem chega, vestida a preceito, adornada de todos os acessórios característicos do traje feminino local: as 7 saias, o avental bordado e o seu imponente laço atrás, os brincos à rainha e o chapéu com a borla, em formas generosas, que conferem o volume pretendido ao traje rodado.
Não seria arte se não suscitasse o debate (Bugalho Ferros). O artista será o autor de mais 3 estátuas a inaugurar em Valado dos Frades, Famalicão e na entrada para o IC9.
Comments