top of page

Periodicidade: Diária

10/1/2024

  • comercioenoticias

NERSANT ALERTA EMPRESAS SOBRE A A IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO FAMILIAR E DO PLANEAMENTO DA SUCESSÃO


Com o objetivo de promover a profissionalização das empresas familiares da região, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou de forma gratuita, no dia 16 de março, em Torres Novas e Santarém, o seminário "Protocolo Familiar e o Planeamento da Sucessão".

Sabia que só 6% das Empresas Familiares chegam à 3.ª geração? As relações familiares no seio das empresas, assim como o planeamento da sucessão nas empresas familiares são temas sensíveis para os quais este tipo de organizações devem estar sensibilizadas, o que levou a NERSANT a convidar a RMA, consultora especializada em famílias empresárias, a abordar o tema.

Os seminários, realizados no dia 16 de março na sede da NERSANT, em Torres Novas, e na Startup Santarém, começaram por abordar os aspetos diferenciadores de uma empresa familiar, nomeadamente os parâmetros a desenvolver por uma família empresária no seu plano estratégico, bem como alguns elementos chave de coordenação entre a família e a empresa.

No tema sobre a comunicação, foram elencados alguns assuntos difíceis de debater, como dinheiro, propriedade, situação de um determinado membro da família, determinados atos, justificação relativa à tomada de algumas decisões, atos considerados injustos, entre outros. A não abordagem destas matérias constituem barreiras a um relacionamento familiar mútuo positivo, pelo que é necessário implementar uma estrutura de governance, ou seja, processo de governança onde se tomam ou fazem cumprir decisões dentro de uma organização ou sociedade, e através da qual se deve implementar, a partir da 2.ª geração, a eleição da estrutura de órgãos da administração mais adequada para a família, de forma a garantir a continuidade.

Nos seminários foi ainda abordada a importância da implementação de um protocolo familiar, acordo de vontades, consensual e unânime, desenvolvido entre os membros de uma família ou famílias proprietária/s, de forma a possibilitar a criação de um código de conduta que regule os direitos e deveres dos membros da família em relação à empresa. O mesmo deve ser feito à medida de cada empresa, devendo indicar quem e como se tomam as decisões, normalizar questões relacionadas com a distribuição de funções, remuneração ou avaliação de desempenho e firmar princípios para a proteção da propriedade da empresa.



A profissionalização da gestão foi outro dos temas abordados nos seminários, uma vez que uma correta organização da empresa, seguindo critérios profissionais, é a base para o seu desenvolvimento, crescimento e maximização do lucro e dos dividendos. Tendo em conta as particularidades das empresas familiares, mais relevante se torna a sua adequada (re) organização, de forma a garantir o seu futuro e sustentabilidade, bem como das gerações seguintes. Neste tema, foi indicada a implementação de uma estrutura de governance, que trate os assuntos relacionados com a administração da sociedade, mas também assuma o controlo e a regulamentação da atividade. Órgãos como a Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal ou contratação de um ROC – Revisor Oficial de Contas são exemplos de implementação de uma estrutura de governance. Por fim, foi abordado o organigrama e os recursos humanos das empresas, uma vez que o primeiro se trata de uma importante ferramenta para definir órgãos de decisão e suas relações hierárquicas.

Foi orador nos seminários e Rui Serôdio, Consultor Associado da RMA Portugal, especialista em Change Management, Profissionalização da Gestão e Reestruturação de negócios da RMA Portugal.

Para mais informações os interessados podem contactar o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da NERSANT através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 507.


45 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page