NERSANT E MUNICÍPIO IMPULSIONAM DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO LOCAL EM MAÇÃO
A Feira Empresarial de Mação, realizada de 23 a 25 de junho, foi um evento de sucesso que proporcionou uma plataforma para promover o desenvolvimento económico local e fortalecer o tecido empresarial desta região. Organizada pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém em parceria com a Câmara Municipal de Mação, a feira contou com a presença de diversas empresas expositoras e promoveu diversas atividades que atraíram participantes e visitantes de toda a comunidade.
Com o objetivo de promover o tecido empresarial, produtos e serviços dos agentes económicos dos concelhos da área de abrangência do Núcleo NERSANT de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, a NERSANT, através deste Núcleo, e o Município de Mação, organizaram a Feira Empresarial de Mação entre os dias 23 e 25 de junho.
A inauguração da feira, realizada no dia 23 de junho, foi um momento de destaque, que contou com a presença do Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, do Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, do Presidente do Núcleo NERSANT de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, Manuel Bartolomeu - que se fez acompanhar dos seus colegas de direção - , do Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, Luís Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, e da Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, Ana Paula Grijó, entre outros convidados.
Após a visita aos cerca de 30 expositores presentes, Domingos Chambel tomou a palavra, tendo começado por elogiar “a diferença” do Núcleo NERSANT de Abrantes ao organizar “feiras empresariais locais como a que aqui vemos hoje e semelhantes às já organizadas em Abrantes e Constância” e a parceria do Município de Mação para acolher o evento. Quanto ao certame, o dirigente da NERSANT referiu que “esta feira encerra uma dinâmica num conjunto de empresas que são importantíssimas para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. Hoje, nesta inauguração, tivemos a oportunidade de visitar empresas que têm a sua dinâmica local, criam postos de trabalho localmente e satisfazem os seus clientes e ambições; visitámos empresas com dimensão mais regional, com dinâmica e visão de expansão e ambição diferentes; e encontrámos empresas já com uma ótica de internacionalização, que influenciam o PIB a nível nacional com as suas vendas para os mercados internacionais”. “A todos elas, deixo o meu agradecimento e votos de bons negócios, mas acima de tudo, é com grande satisfação que podemos mostrar a quem nos visita, a nossa dinâmica económica”, afirmou Domingos Chambel.
O Presidente da Direção da NERSANT elencou ainda “a dificuldade de afirmação das empresas localizadas nesta região” caso as mesmas não sejam tratadas com uma “diferenciação positiva”. Como exemplo, Domingos Chambel referiu o pagamento de portagens na A23. “É uma falta de sensibilidade da governação central o pagamento das portagens na A23 para quem transporta os seus negócios e as suas pessoas nesta região; já transmitimos esta posição ao Governo, e lamentavelmente ainda não conseguimos ultrapassar esta questão”.
Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, congratulou a NERSANT pela iniciativa e referiu-se aos membros da direção do Núcleo NERSANT de Abrantes como um bom exemplo daquilo que é “honrar compromissos”. “Comprometeram-se com a organização desta feira e assim o fizeram”, começou por dizer Vasco Estrela, deixando uma “palavra de estímulo” ao Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, para “continuar a dignificar a NERSANT, como tem feito até ao momento”.
Utilizando as palavras de Domingos Chambel, o Presidente do Município disse ainda, no seu discurso, que “muito se tem falado de diferenciação positiva destas regiões, mas quando chegamos ao fim de cada quaro comunitário e observamos os valores de apoios atribuídos, confirmamos que, também neste campo, as empresas do litoral têm um valor substancialmente superior às do interior, naturalmente tendo em conta a proporcionalidade das mesmas”. “Estamos, de facto, perante um Portugal cada vez mais desigual - que os censos de 2021 vieram confirmar - e só não é mais desigual porque ainda há nestas regiões do interior, empresários resilientes, que fazem muito pelas suas terras, fazem muito pelos seus trabalhadores e fazem muito pela sua região. A todos eles, agradecemos o facto de estarem presentes nesta feira, mas sobretudo por estarem presentes nesta região, por serem fator de criação de riqueza, de desenvolvimento e prosperidade. Se por vezes passamos por dificuldades, por muitas mais passaríamos se não houvesse gente desta fibra. O vosso sucesso é o sucesso desta região”, concluiu Vasco Estrela.
Feira apresentou programas de incentivos às empresas do interior
Entre o programa da feira empresarial, destacou-se a realização, na tarde de sábado, dia 24 de junho, de um seminário subordinado ao tema Programa de Incentivos às Empresas do Interior e da Região Centro que teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão e partilha de conhecimentos, visando o fortalecimento e crescimento das empresas presentes.
A sessão contou com a intervenção de Luís Duarte, Secretário Técnico do Centro 2030 da CCDR Centro, seguindo-se um painel de debate composto por Domingos Chambel, Presidente da Direção da NERSANT, Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Sérgio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Constância, Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação e Miguel Borges, Presidente da Câmara Municipal de Sardoal e moderado por Mário Rui Fonseca, jornalista da Agência Lusa, TSF e Mediotejo.
Além das atividades de negócios, a Feira Empresarial de Mação também ofereceu momentos de lazer e integração comunitária. No dia 25 de junho, foi realizada a caminhada "Trilhos de Mação", um percurso que proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar a beleza natural da região e estreitar os laços entre a comunidade e o ambiente e as atividade “Dança com todos” e “Show motorizado”. Ao longo dos três dias, a Feira foi acompanhada de animação musical e folclore.
Comments