top of page

Periodicidade: Diária

1/11/2025

comercioenoticias

NERSANT QUALIFICA GESTÃO DAS EMPRESAS DO TURISMO ATRAVÉS DO PROGRAMA MELHOR TURISMO 2020


A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém encerrou com êxito mais uma edição do programa de formação e consultoria Melhor Turismo 2020, direcionado exclusivamente para este setor. Através desta iniciativa, 24 empresários estão agora mais qualificados para a gestão da sua empresa e melhor preparados para a implementação de uma estratégia digital do seu negócio.

A sessão de apresentação de resultados e encerramento decorreu na tarde do dia 29 de junho, na sede da associação em Torres Novas. Luís Roque, responsável pelo Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, fez um balanço do projeto, destacando o seu impacto positivo no setor do turismo e hotelaria desta região.

“O Melhor Turismo 2020 é um projeto abrangente de formação e consultoria direcionado para empresários do setor do turismo e hotelaria. Nesta edição, participaram no projeto 24 empresas do Ribatejo através do ciclo temático Gestão de Micro Empresas (Capitalizar + Economia Digital), onde os participantes tiveram a oportunidade de aperfeiçoar as suas capacidades não só ao nível da gestão, mas também na área digital”, referiu o responsável da associação, acrescentando que “para além dos empresários, participaram no projeto 91 colaboradores destas empresas, num um total de 1.804 horas de capacitação. Estes números refletem a necessidade e o compromisso das empresas do setor do turismo na adoção de estratégias para melhorar a competitividade e a qualidade de seus serviços”.

Definição e implementação da estratégia de empresa, definição e implementação de novos modelos de negócio, otimização do planeamento, organização e gestão das várias áreas funcionais, implementação de mapas de controlo económico-financeiro, implementação de ferramentas de gestão, implementação de novos métodos de organização do trabalho, reforço das competências na área financeira e implementação de sistema de centros de custos foram as medidas implementadas pelas empresas ao nível da gestão. Quanto à área digital, os empresários trabalharam ainda na construção de websites, definição de estrutura de conteúdo, planeamento, criação e atualização de perfis em redes sociais, estratégias de conteúdo para redes sociais, preparação de websites para suportar múltiplos idiomas, criação de lojas online e implementação de campanhas de marketing digital.

Do programa da sessão de encerramento fez ainda parte a mesa redonda “o impacto da formação-ação nas empresas”, que contou com o testemunho de Luís Agudo, da Quinta Dona Amélia Guest House (Abrantes) e de Marco Nuno Gomes, da Outmore (Fátima), que comentaram este percurso formativa, evidenciando as suas mais-valias. Sílvio Duque, formador do programa Melhor Turismo 2020, moderou o debate.



Seguiu-se entrega dos certificados de participação às empresas presentes na sessão, pela mão de Domingos Chambel, Presidente da Direção da NERSANT e de Mónica Silva, Responsável Técnica da NERSANT pela execução do projeto. Domingos Chambel encerrou a cerimónia, referindo a importância do setor do turismo como “uma alavanca nacional” e a “necessidade de uma maior sensibilidade por parte do Governo para “apoiar mais as micro, pequenas e médias empresas deste setor”. O Presidente da Direção afirmou ainda que os empresários devem apostar em formação, uma vez que só quem “tem conhecimento, está em cima das novas tendências de gestão e das novas tecnologias”, está preparado para o mercado.

Domingos Chambel terminou o seu discurso com um agradecimento a todos os que contribuíram para o sucesso deste projeto. “O encerramento do Melhor Turismo 2020 representa um marco importante para a NERSANT e para todas as empresas que participaram nesta edição do programa. Em nome da associação, agradeço a dedicação e o empenho de todos os envolvidos, incluindo as empresas participantes, os formadores e consultores que contribuíram para o sucesso do projeto”.

De referir que esta edição do Melhor Turismo 2020 foi implementada entre dezembro de 2019 e abril de 2023, em parceria com a CTP - Confederação do Turismo Português, com um financiamento de 90% do Compete 2020 para as empresas participantes.


41 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page