OLHOS DE ÁGUA DO ALVIELA RECEBERAM APRESENTAÇÃO DO PROJETO “AIRE E CANDEEIROS CULINARY CENTER”
Teve lugar, no dia 26 de maio, nos Olhos de Água do Alviela, no concelho de Alcanena, a Apresentação Pública do Projeto “Aire e Candeeiros Culinary Center”, iniciativa integrada na edição de 2023 da Alcanena Green Week.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, que procedeu ao enquadramento deste projeto no âmbito da estratégia municipal para o território, do Vice-Presidente da CCDRLVT, José Alho, do Diretor Regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNF, Rui Pombo, do Vice-Presidente do Turismo Centro de Portugal, Jorge Loureiro, e de Jorge Cancela, agricultor biológico, arquiteto paisagista e investigador.
Seguiu-se a mesa-redonda “A tradição e a inovação na cozinha – desafios da formação e investigação”, que contou com a partilha de experiências de João Gago (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Igor Dias (Escola Superior Agrária de Santarém), Daniel Pinto (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e Ana Cláudia Cohen (Agrupamento de Escolas de Alcanena), moderados pela Vereadora Marlene Carvalho.
A apresentação do projeto esteve a cargo do Chef Rodrigo Castelo, que assumiu a consultoria e curadoria do mesmo. Segundo o Chef, a sustentabilidade será a palavra de ordem do Aire e Candeeiros Culinary Center, cujos objetivos passam por investigar a fauna e a flora existentes, desenvolver receitas e novos alimentos a partir dos produtos endógenos, com base no desperdício zero.
A par do desenvolvimento de um plano de formação, investigação e inovação, diferenciado, na área da cozinha e produção alimentar, o Aire e Candeeiros Culinary Center pretende criar um plano de desenvolvimento de ações dinâmico, com vista à valorização dos produtos e recursos endógenos, bem como da gastronomia de toda a região, em particular do território do Parque Natural, através da sua certificação.
Para além de várias infraestruturas de apoio, tais como um viveiro e incubadoras de peixes, fumeiro, reservatórios de compostagem, hortas, refeitório, laboratório, cozinha multidisciplinar, restaurante, adega e residência de estudantes, entre outras, o projeto “Aire e Candeeiros Culinary Center” vai dispor de um curso técnico superior (TESP), com a duração de 24 meses (incluindo estágio curricular).
A encerrar a sessão de apresentação do projeto, esteve a intervenção do Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Após a sessão, teve lugar, no Centro Ciência Viva do Alviela, uma degustação de snaks diversos, confecionados a partir de um cabaz de produtos da região do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, pelos alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo, da Escola de Hotelaria de Fátima e da Escola Profissional Gustave Eiffel. A degustação contou também com uma seleção de pratos tradicionais, inspirada nos produtos e receitas locais.
Comentarios