OS PRESÉPIOS DE SAL DE RIO MAIOR CELEBRAM ESTE ANO O SEU 10.º ANIVERSÁRIO
Tudo começou nas frias noites de outono, em outubro de 2012 e à volta duma fogueira na ‘tasca da Zézinha’ nas Salinas. A Associação Aldeias do Sal, presente desde a primeira hora, sendo à época Hugo Sampaio "Kadu” presidente da direcção, e com a forte dinamização de Carlos e Rosa Pereira, Alcides Ribeiro, José António Lopes, António Fróis, Luís Lopes, Ana Alves e o Presidente da Cooperativa do Sal José Casimiro Ferreira, entre outros, pensaram num evento para dinamizar as Salinas na época baixa e na quadra do Natal. Um programa de actividade temático para mostrar as Salinas fora da época da safra do sal, pioneiro e inovador no nosso país. Pois à data não existiam eventos neste registo. Dispondo do cenário das tradicionais casas de madeira que armazenavam o sal, montaram-se decorações, iluminaram-se fachadas e criaram-se os Presépios de Sal. Contado com a importante colaboração na organização da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, assim como a Associação Empresarial de Rio Maior, numa demonstração de grande capacidade de trabalho e entreajuda da comunidade das Salinas. O evento nasce pelas pessoas e mais tarde pelas organizações, com um orçamento de apenas 5.500,00€ angariados entre patrocinadores, empresas das Salinas e da região e sem dinheiros públicos, conseguiu-se elevar as Salinas à atenção dos midia como nunca antes tinha acontecido nas Salinas. Através da cobertura semanal do evento por parte de várias televisões e outros meios de comunicação, o país ficou assim a conhecer os Presépios de Sal e foi um enorme sucesso em termos de número de visitantes. Ninguém estava preparado para a dimensão alcançada, onde milhares de pessoas visitaram as salinas, engarrafando as ruas durante horas nos fins de semana natalícios.
PUB.
Dez anos passados, e os Presépios de Sal continuam a ser um evento forte e de relevância nacional, com um acréscimo de qualidade substancial com a criação do grande Presépio da Cooperativa dos Produtores de Sal, a articulação entre o Natal da cidade com o comboio de natal e demais actividades. Tendo inclusive sido premiado com um prémio da Entidade Regional do Turismo do Ribatejo para melhor evento.
O balanço é muito positivo e é também importante olhar para trás, com humildade, para mantermos o evento fiel à receita original, não perdendo o que o torna genuíno e diferenciador. Promovendo sempre a forte integração das pessoas e das organizações das Salinas, tal como aconteceu em Dezembro de 2012. Pois na verdade o Natal é isso mesmo, união.
Para comemorar os dez anos de aniversário do evento, a Associação Aldeias do Sal irá realizar diversas actividades durante o evento, onde se destacam:
- Elaboração e colocação de presépios de sal iluminados nas Salinas;
- Mural de celebração retrospectiva do 10 aniversário do evento;
- Workshop de Estátuas de Sal by Cristina Alves. – apoiando os comerciantes locais na realização dos presépios, numa acção de convívio para a comunidade.
As Aldeias do Sal e a comunidade das Salinas de Rio Maior agradecem a todos os que contribuíram para o sucesso deste evento ao longo destes anos e também a todos os visitantes que ajudaram e ajudam a engrandecer este evento e este local.
Esperamos por vós de 26 de novembro a 8 de janeiro nas Salinas de Rio Maior.
A Associação Aldeias do Sal
José Ricardo Lopes, Presidente da Direção.
PUB.
Comments