PAN SANTARÉM APRESENTA QUEIXA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM POR NEGLIGÊNCIA
A Comissão Política Distrital de Santarém do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) apresentou queixa às autoridades competentes pelo desaparecimento dos gatos domésticos abandonados que viviam no antigo prédio do “Vieira dos Frangos”, no centro histórico de Santarém.
O PAN queixa-se que “na sexta-feira passada, dia 10 de março, foi iniciada, sem pré-aviso, a demolição do prédio devoluto na esquina entre a Rua Reitor Pedro Calmon e a Rua Pedro Canavarro, frente à sala de leitura Bernardo Santareno. Este edifício era usado como abrigo de uma colónia de felinos domésticos abandonados, que eram cuidados por pessoas que os alimentavam e tentavam tratar”, acrescentando que “o local estava identificado com uma pintura de Fernanda Narciso com um gato e era conhecido por todos, e há muitos anos, pelos seus gatinhos”.
“As cuidadoras dos animais ficaram perplexas quando se aperceberam do que se tinha passado a meio do dia e, durante o fim de semana, deram pela falta de cerca de 8 animais, sendo que destes, duas gatas estavam grávidas e teme-se que já tivessem parido no interior e, ficado fatalmente soterradas”, lamenta ainda a Comissão Política Distrital de Santarém do Partido Pessoas-Animais-Natureza.
O PAN Santarém lamenta esta situação porquanto, “sendo conhecida a presença de animais, não tenham realizado a sua recolocação e salvaguarda de integridade e também porque desde há mais de um ano que reuniu e vem insistindo com a autarquia, juntamente com cuidadoras, e inclusivamente já propôs ao actual vereador responsável a implementação de programas de captura-esterilização-devolução e, registo das colónias de gatos abandonados na cidade devidamente tratados, alojados e protegidos por uma rede de cuidadores identificados e apoiados pela autarquia, conforme previsto na lei. Sabe-se ainda dos esforços de várias cuidadoras nesse sentido, infrutíferas, junto da autarquia”.
Fonte do PAN refere ainda que, “lamentavelmente, recebem muitas queixas de negligência e maus tratos a animais o que se torna impossível de gerir perante inoperância de quem de direito e o que levou o partido político a instruir a população a formalizar as próprias queixas”.
Comments