top of page

Periodicidade: Diária

1/10/2025

comercioenoticias

PAPA FRANCISCO RECEBEU CHAVE DA CIDADE DE OURÉM


Fátima recebeu ontem uma visita histórica e aguardada, com a chegada de Sua Santidade, o Papa Francisco, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Às 9 horas desta manhã de 5 de agosto, o Santo Padre aterrou no Heliporto dos Bombeiros Voluntários de Fátima, sendo recebido com entusiasmo pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, que na ocasião entregou ao Sumo Pontífice a chave da cidade de Ourém, a mais alta distinção do Município. Ao retornar ao Vaticano, a chave da cidade de Ourém será guardada como um símbolo tangível da ligação entre o líder da Igreja Católica e a cidade de Fátima, local de culto e de grande representação espiritual e histórica para os fiéis em todo o mundo.

Na receção marcaram ainda presença diversas personalidades oficiais, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, e o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva.

Acompanhado por uma multidão de fiéis ao longo das ruas de Fátima, o Papa percorreu o trajeto entre o Heliporto e o recinto do Santuário de Fátima no seu característico “papamóvel”, saudando com afeto e bênçãos os devotos que se aglomeravam para testemunhar sua presença.

O percurso na avenida do Santuário, pintado com as cores das bandeiras das dezenas de nações que aqui marcaram presença, foi realizado em marcha lenta, com bênçãos e gestos de carinho às muitas crianças acolhidas pela equipa de segurança.

Na Capelinha das Aparições, ponto central do Santuário, o Sumo Pontífice foi saudado pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas e pelo Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas.

Aí, o Papa Francisco rezou o Terço acompanhado por jovens com multideficiência, que participaram ativamente na oração em várias línguas. Além disso, jovens reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria também se encontravam na plateia da emblemática capela.

O discurso do Papa foi curto e espontâneo. Papa Francisco, evocando a imagem do local e da Virgem Maria, afirmou que a capela em questão é “uma bela imagem da Igreja, acolhedora, sem portas (…) A Igreja não tem portas para que todos possam entrar. E aqui, também, podemos insistir que todos podem entrar, porque esta é a casa da Mãe”, disse Francisco, enfatizando que “uma Mãe tem sempre o coração aberto para todos os filhos, sem exceção”.



Terminada a cerimónia, ao sair da Capelinha, o Papa abençoou a pedra da nova sede da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima e cumprimentou 15 jovens que representavam os jovens reclusos e os jovens doentes e portadores de deficiência que o acompanharam no Terço. Já de volta ao Heliporto, na despedida, ainda houve tempo para a bênção da placa do Heliporto dos Bombeiros de Fátima.

Às 11 horas, o helicóptero EH-101 Merlin, descolava novamente, em direção à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.

Esta visita do Papa Francisco a Fátima acontece seis anos após a sua anterior passagem pelo local, atendendo ao desejo expresso pelo próprio Papa desde o momento em que foi anunciada Lisboa como cidade anfitriã da Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, no Panamá. O Papa sempre manifestou a intenção de visitar Fátima durante esta jornada, honrando o importante papel deste local de peregrinação e fé.

Fátima viveu ontem um dia marcante com a visita do Papa Francisco, que deixou uma marca indelével no coração dos fiéis presentes.

A presença do Sumo Pontífice em território português estendeu-se até este domingo, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.


151 visualizações0 comentário

留言


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page