PINTURAS DO ARTISTA RIOMAIORENSE MANOEL BARBOSA EXPOSTAS NA IGREJA NOSSA SENHORA DA GUIA
Atualizado: 5 de abr. de 2022
O conceituado artista riomaiorense Manoel Barbosa foi recentemente surpreendido, ficando "felicíssimo" quando soube que duas pinturas suas estão colocadas em permanência na Igreja Nossa Senhora da Guia, do Século XVII/XVIII, situada no Convento de São Francisco-Museu de Angra do Heroísmo, nos Açores
As duas pinturas podem ser vistas em destaque no grande porte arquitetónico e barroco da Igreja, entre o altar-mor e a entrada para a ampla sacristia/cadeiral.
PUB.
Essas pinturas, criadas em 2007, do ciclo Açores Genesis/Spiritus e pertencentes (com mais vinte duas) à Coleção do Museu de Angra do Heroísmo, integraram uma exposição (com trinta e duas pinturas) que Manoel Barbosa efetuou em 2008 em Angra, na Carmina Galeria.
A obra Açores/Spiritus, na análise da historiadora Ana Lúcia Almeida, "constitui uma abordagem contemporânea a uma das mais recorrentes temáticas da arte sacra, a "Paixão de Cristo". (...) A espiritualidade enunciada liga-se ao simbolismo subjacente às cores utilizadas. O azul profundo, associado ao mistério e à espiritualidade, funde-se com o vermelho flamejante do fogo divino, criando um tom de púrpura denso e escuro, a cor da cor e da realeza, que destaca a coroa de espinhos, estilizada a dourado".
PUB.
Comments