PROJETO ATLANTIC CULTURESCAPE PASSOU PELAS SALINAS DE RIO MAIOR
O Município de Rio Maior recebeu os seus parceiros do projeto Atlantic CultureScape, para vivenciarem e atestarem algumas experiências já implementadas no âmbito do projeto, entre elas, a Experiência “Uma manhã com o pastor”, promovida pela Cooperativa Terra Chã, na Serra dos Candeeiros e a experiência “À Descoberta do Ouro Branco” nas Salinas – Salinas Experience, promovida pela Fábrica da Alegria em colaboração com a Loja do Sal.
O projeto tem como objetivo desenvolver e comercializar experiências turísticas baseadas no Património Cultural Imaterial dos territórios envolvidos, para melhorar a vida dos que vivem, trabalham e visitam o Espaço Atlântico.
PUB.
O produto final deste projeto é a criação de uma Rota do PCI no Espaço Atlântico, designada por ACE – Atlantic CultureScape Route e, para já, no nosso território temos 6 experiências “Pastor por uma manhã”, “Passeio Gourmet”, “Viagem ao Passado (Jipe Tour), “Saberes da Aldeia”, “À Descoberta do Ouro Branco” e “Trilhos e Grutas” e a ideia é futuramente integrar outras experiências.
A criação de produtos inovadores baseados no PCI, uma Rota do PCI no Espaço Atlântico e um programa de marketing transnacional, trará maior reconhecimento e visibilidade ao património cultural imaterial da região, potenciando o turismo local.
Nestes 3 dias de muita partilha e convívio, visitaram também a Adega Porta de Teira e o Azeite Fonte da Bica, contando com a presença do Presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, acompanhado pelos vereadores Lopes Candoso, Miguel Santos e Leonor Fragoso.
O Município de Rio Maior colabora no projeto com seis parceiros do Espaço Atlântico: Autoridade do Parque Nacional de Brecon Beacons; Newry, Morne e Down District Council (Irlanda do Norte); Munster Technological University na Irlanda (República da Irlanda); Universidade de Vigo; Governo Regional da Cantábria e Agência Andaluza de Instituições Culturais em Espanha.
PUB.
Comments