PROJETO ERASMUS+ TROUXE À ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO MAIOR ALUNOS DE QUATRO PAÍSES DA EUROPA
Atualizado: 5 de abr. de 2022
Na passada semana, de 14 a 18 de fevereiro, a Escola Secundária de Rio Maior foi palco de um encontro de vários elementos provenientes de escolas de quatro países: Alemanha, Croácia, Itália e Polónia. Este encontro inseriu-se nas mobilidades no âmbito do projeto Erasmus+ “Traces of our Ancestors - European Regions in the Course of time”.
Ao longo dessa semana, cumpriu-se um programa de visitas, atividades e momentos de socialização, em que os 23 alunos e os 8 professores convidados estiveram sempre acompanhados pelos alunos e professores anfitriões que integram o referido projeto.
Das atividades que decorreram fora da escola destacam-se as visitas às Salinas e Villa Romana; a Sintra, ao Mosteiro dos Jerónimos e à Baixa Pombalina; ao Castelo de Óbidos, a Caldas da Rainha, ao Hospital Termal e ao Museu da Resistência e Liberdade, em Peniche.
Na Escola, além de várias atividades diárias, que pretenderam dar a conhecer aos alunos e professores convidados a dinâmica do quotidiano de uma escola portuguesa, registou-se uma visita online à “Casa Europa” e um encontro com o ex-eurodeputado Carlos Coelho, subordinado ao tema “União Europeia”. Foi um momento muito dinâmico e enriquecedor, uma vez que todos os alunos dos países envolvidos prepararam questões muito pertinentes para colocar ao convidado, que mostrou muito agrado com o interesse manifestado por todos os presentes, em particular os jovens, em algo que, afinal, os unia a todos, verificando-se aqui a verdadeira globalização.
PUB.
Das atividades organizadas não podia faltar a visita à Costa Oeste, cujo ponto alto foi uma aula de surf, ansiada por todos e que muito deleitou alunos e professores convidados, mas também os alunos anfitriões.
No último dia, sexta-feira de manhã, procedeu-se à recolha de toda a informação, como testemunho da importância de projetos multiculturais como este, extremamente enriquecedores quer para os diretamente envolvidos quer para toda a comunidade escolar e extraescolar, uma vez que envolveu pais e encarregados de educação, sem os quais seria muito mais difícil a concretização de projetos deste âmbito. Esta informação será divulgada no placard do Clube Europeu ESRM e nos vários espaços digitais do projeto e da Escola.
Os objetivos propostos foram todos concretizados e alguns superados. Os alunos desenvolveram competências sociais, culturais, linguísticas e digitais. De extrema importância foi a consciência da parte de todos e em particular dos alunos da competência da Cidadania Europeia e a sua noção de pertença a uma Europa que incentiva todos os seus povos a seguir o seu lema, Unidos na Diversidade.
Gabinete de Comunicação e Imagem da ESDACSF
PUB.
Yorumlar