top of page

Periodicidade: Diária

10/1/2024

  • comercioenoticias

PRÉMIO DO CONCURSO “TODOS CANTAM” ENTREGUE NO CADAVAL


No presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC) candidatou-se ao 11.º Concurso “Todos Contam”, com o projeto: “Contigo, @ Contar para o Futuro”, inserido no Plano Nacional de Formação Financeira, tendo ficado em primeiro lugar na categoria de 2.º ciclo. Nesse sentido, realizou-se na passada terça-feira, 28 de março, a cerimónia de entrega do Prémio Escola no Pavilhão da ‘Escola Azul’ do AEC, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, assim como de Ilda Figueiredo, em representação da Direção-Geral da Educação, e de Inês Drumond, Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta cerimónia de entrega também contou com diversos apontamentos artísticos, nomeadamente, com um momento de teatro de fantoches e outro de poesia proporcionados pelos alunos do 1.º ciclo do Cadaval e do pré-escolar e 1.º ciclo do Painho, respetivamente. A Orquestra Juvenil da Associação Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro de 1882 Pragança também se associou à iniciativa e colaborou na criação do “Rap da Poupança”, em conjunto com alunos e docentes do AEC.

No “Todos Contam”, participaram 14 turmas do 1.º ciclo e oito do pré-escolar (Cadaval e Chão do Sapo), bem como duas do 6.º ano (6.º C e 6.º D). O projeto tem como meta a promoção da educação financeira em meio escolar (com incidência na aquisição de hábitos de poupança e sustentabilidade), melhorar os conhecimentos e influenciar as atitudes e comportamentos das crianças e alunos nesta área, a par do seu desenvolvimento global, para que estejam melhor preparados para gerir e preparar o seu futuro financeiro na idade adulta. Pretendemos que saibam distinguir necessidades de desejos e que aprendam a fazer escolhas. Uma gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais envolve destinar uma parte dos rendimentos à poupança. Entre os mais jovens a constituição de poupança pode ter diversos objetivos. Pretendemos que os mais novos reflitam sobre os seus objetivos de poupança e estratégias para os alcançar.



As ações e iniciativas que constam do design deste projeto foram idealizadas, a par do desenvolvimento de competências de educação e literacia financeira, numa perspetiva de fomentar a comunicação interciclos e o trabalho colaborativo, assim como operacionalizar a interdisciplinaridade. Incluem um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do 1.º e 2.º períodos, numa articulação entre várias disciplinas (Matemática, Português, História, Educação Visual, Educação Tecnológica, Cidadania e Música).

O Concurso “Todos Contam” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, CMVM e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.



34 visualizações0 comentário

Comentarios


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page