top of page

Periodicidade: Diária

9/28/2024

  • comercioenoticias

PSICÓLOGA CATARINA HENRIQUES ABRE CONSULTÓRIO NO NOVO CENTRO DE NEGÓCIOS DE RIO MAIOR


Foi no passado domingo, 1 de outubro, que o novo Centro de Negócios de Rio Maior (Joaquim Nogueira Santo), localizado na Rua Maestro Fernando Carvalho (próximo dos CTT), ganhou a sua primeira “habitante”.

A psicóloga Catarina Henriques abre assim o primeiro dos onze espaços que compõem este novo Centro de Negócios riomaiorense.

Natural de Arrimal, no vizinho concelho de Porto de Mós, Catarina Henriques resolveu vir viver para Rio Maior, a terra da sua mãe, após tirar o curso de Psicologia Clínica.

Formada em 2012 pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Catarina Henriques fez ainda uma pós-graduação em Psicologia Educacional, tendo tirado formação extra em terapia de casal e uma especialidade em psicologia do luto.

Para a jovem psicóloga, a abertura do seu próprio espaço é “o concretizar de um sonho que já tinha desde a faculdade e que demorei alguns anos até o conseguir concretizar”, salientando: “Ainda assim tive um percurso muito bom, passando por diversos locais a dar consultas”.

Catarina Henriques conta que “queria proporcionar maior conforto às pessoas que me procuram”, realçando ainda: “Sempre sonhei ter o meu espaço com um sofá e uma máquina de café, porque a minha teoria é de que as pessoas quanto mais confortáveis tiverem mais abertamente conseguem também falar dos seus problemas. O objetivo foi também sair um pouco daquele estilo médico de estar atrás de uma secretária, assim podemos estar de uma forma mais descontraída e julgo que isso ajuda imenso em termos psicoterapêuticos”.

Em Rio Maior, Catarina Henriques começou por trabalhar nas Juntas de Freguesia de Alcobertas e São João da Ribeira e Ribeira de São João, na sequência de um projeto que apresentou às Juntas de Freguesia do concelho de Rio Maior. “Era um projeto de psicologia para a comunidade, ou seja as pessoas teriam acesso às consultas através da Junta de Freguesia a valores mais em conta”, realça, revelando tratar-se de um projeto idêntico ao existente na Junta de Freguesia dos Olivais, em Lisboa, onde desenvolveu o seu estágio curricular.

Prosseguindo, Catarina Henriques conta que posteriormente surgiu a oportunidade de colaborar com o Centro de Dia de Alcobertas, instituição onde ainda se mantém até aos dias de hoje. Em simultâneo integrou o Centro de Educação Especial “O Ninho”, “entrei para a equipa do CRI que trabalha nas escolas, fiquei primeiro com o agrupamento de escolas de Alcanede e Pernes e depois vim para Rio Maior, estando atualmente no Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal e na Secundária. Nas escolas só trabalho com crianças com necessidades educativas especiais”, confidencia a psicóloga.

Em 2015, a perda de um familiar bem próximo fez Catarina Henriques tirar uma nova formação, neste caso a nível do luto, “foi uma fase muito foi difícil para mim e senti a necessidade de arranjar ferramentas para ajudar pessoas que perdem os seus entes queridos e passam também por esse sofrimento gigante”, relata.

Ultimamente, Catarina Henriques fazia parte da Clinifísio, em Rio Maior, onde diz ter colaborado durante mais de 5 anos.

“Trabalho com crianças, adolescentes e adultos, quer individualmente ou em terapia de casal”, revelou ainda Catarina Henriques, que acrescenta: “Ao início achei que só ia trabalhar com adultos, mas depois comecei a trabalhar com crianças e adoro. Como também estou nas escolas já tenho muita experiência com as crianças, e então não consigo deixar de trabalhar com as três populações alvo”.

Mas o currículo invejável de Catarina Henriques não se esgota por aqui, pois durante a pandemia começou também a trabalhar para a Saúde 24, “na altura da pandemia houve uma afluência enorme de telefonemas, eu ficava até de madrugada a atender chamadas. era uma coisa impressionante. As pessoas estavam fechadas em casa desesperadas e ligavam a perguntar quando é que isto acaba”.

Reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como membro Especialista em Psicologia Cínica e da Saúde, Catarina Henriques tirou ainda mais um curso da Ordem de Psicólogos, este de Crise e Catástrofe. A psicóloga explicou ao Comércio & Notícias que “em situações bastante trágicas os psicólogos dessa zona podem ser acionados. Deus queira que não aconteça nenhuma situação dessas na nossa região, mas eu sou uma dos psicólogos que podem ser acionados numa dessas situações de crise ou catástrofes naturais, ou até num acidente muito grande”, acrescentando que “são eles que nos têm que chamar, nós não podemos agarrar, vestir o colete e ir lá ter ao sítio”.

Resumindo, Catarina Henriques é Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Fundadora do Projeto Psicologia para a Comunidade, Psicóloga Educacional no Centro de Educação Especial “O Ninho”, Psicóloga na Linha SNS24 e Psicóloga no Centro de Dia de Alcobertas, sendo especializada em luto e terapia de casal.

No seu novo espaço, no Centro de Negócios, Joaquim Nogueira Santo, em Rio Maior, Catarina Henriques atende de segunda a sábado através de marcações pelo n.º 914 767 196, ou através do E-mail: cghenriques@hotmail.com


Para saber mais visite as suas redes socias em:



909 visualizações0 comentário

Comments


onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page