RIO MAIOR E COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL RENOVAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO
O auditório do Centro de Estágios de Rio Maior recebeu na passada terça-feira, 13 de dezembro, a renovação do protocolo de cooperação entre o Município de Rio Maior, a Desmor e o Comité Olímpico de Portugal, o qual visa promover a preparação olímpica e o desporto de alto rendimento em Rio Maior.
Nesta cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, a Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o administrador da Desmor, Miguel Pacheco, e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.
Na sua intervenção o Presidente da Autarquia revelou que “a renovação deste protocolo se reverte de extrema importância, salientando que “Rio Maior é hoje uma referência no desporto nacional e o Comité Olímpico de Portugal tem um papel determinante nisso”.
Por sua vez Isaura Morais realçou que “é muito importante manter este protocolo”, destacando “a fantástica parceria entre a Desmor e o Comité Olímpico de Portugal ao longo dos anos”.
Para o administrador da Desmor “fez-se história em Rio Maior”. Miguel Pacheco recordou que Rio Maior leva atletas aos Jogos Olímpicos há 8 edições consecutivas e salientou que “o Centro de Estágios de Rio Maior tem condições únicas no nosso país”. A finalizar, Miguel Pachecou revelou que até ao momento passaram pelo Centro de Estágios de Rio Maior delegações de 66 países, em representação de 33 modalidades.
Também o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, mostrou a sua satisfação pela renovação deste protocolo. “A nossa relação com Rio Maior é uma relação com as pessoas, começando com o Dr. Silvino Sequeira e prosseguindo com a Dr.ª Isaura Morais”. O presidente do Comité Olímpico recordou ainda os anteriores administradores da Desmor, Albino Maria, Carlos Coutinho e Diva Cobra. José Manuel Constantino concluiu dizendo que “esta é uma relação de caracter muito afetivo. Sentimos que esta casa também é um pouco nossa”.
Recorde-se que a 22 de junho de 2001 foi celebrado entre a Câmara Municipal de Rio Maior e o Comité Olímpico de Portugal, um histórico e pioneiro Protocolo de Cooperação, que criou o primeiro Centro de Preparação Olímpica em Portugal, génese da atual rede de Centros de Alto Rendimento.
A continuidade desta parceria tem sido mantida, ao longo de mais de 20 anos, através da renovação periódica deste documento. Beneficiam deste acordo os atletas, com o uso diário de instalações e serviços de desporto, de medicina, de fisioterapia, de massagem, de psicologia, alojamento e restauração, entre outros.
Em Rio Maior esta parceria apoia 46 atletas, muitos deles naturais de Rio Maior, estando também incluídos neste grupo os 17 nadadores residentes no Centro de Alto Rendimento da Natação e que são provenientes de todo o país. Estes atletas, e os seus treinadores, estiveram presentes na cerimónia de assinatura da renovação do protocolo. Também a Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, esteve presente neste momento de grande importância e significado, no percurso dos atletas que treinam e se preparam diariamente em Rio Maior para as grandes competições nacionais e internacionais.
O Protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dia, pelo Presidente do Conselho de Administração da Desmor, Miguel Pacheco e pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, sendo renovável até aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Comments