RIO MAIOR: FILARMÓNICA DE SÃO SEBASTIÃO CELEBRA HOJE 37 ANOS
A Sociedade Filarmónica de São Sebastião, coletividade do concelho de Rio Maior, foi fundada a 11 de agosto de 1984 por um grupo de músicos amadores que tocavam harmónica bocal e atuavam em aniversários e casamentos.
Esta coletividade, que hoje celebra o seu 37.º aniversário, surgiu do grande gosto que os seus fundadores nutriam pela música e foi apoiada pelo esforço e dedicação da população local que sentia a necessidade de uma componente cultural na sua terra.
Com a sua fundação, foi de imediato criada a Escola de Música e posteriormente a Orquestra de Salão, sob a direção artística do Maestro Manuel da Conceição Duarte Pereira, a qual funcionou durante um período de seis anos ininterruptos.
Em 1990, dado ter havido inúmeros convites para abrilhantar festas de carácter religioso e outras romarias, e, não sendo aquele o agrupamento mais adequado para tais serviços, o mesmo Maestro fez as alterações adequadas e foi formada a Banda Filarmónica.
A Sociedade Filarmónica de São Sebastião, atualmente dirigida pelo Maestro David Manuel Carvalho Ferreira, é composta por 40 executantes e tem uma Escola de Música a funcionar em pleno, com 25 alunos.
PUB.
A Filarmónica de São Sebastião tem participado em inúmeras romarias populares e religiosas a nível nacional. Tem também participado em vários Encontros de Bandas por todo o País. Em agosto de 2000 participou num intercâmbio Cultural com a Banda Lira de Sete Cidades, e em 2003 com a Banda de Santa Bárbara ambas pertencentes à Ilha de São Miguel, Açores.
No dia em se assinala o seu 37.º aniversário a Filarmónica de São Sebastião agradece à direção, maestros, músicos, sócios e amigos, tudo o que têm feito em prol da associação.
A Filarmónica deixa ainda um agradecimento especial ao Município de Rio Maior, Junta de Freguesia de S. Sebastião e Associação de Melhoramentos de S. Sebastião, pelo apoio e disponibilidade demonstrados ao longo dos anos.
PUB.
Comments