RIO MAIOR: JARDIM DE INFÂNCIA “O NINHO” ENCERRADO DURANTE UNS DIAS PARA TESTAGEM MASSIVA À COVID-19
Na sequência da deteção, a semana passada, de um caso positivo de Covid-19 numa criança do pré-escolar do Jardim de Infância “O Ninho”, em Rio Maior, o Delegado de Saúde em articulação com a Câmara Municipal de Rio Maior e a Proteção Civil Municipal decidiu fazer uma testagem massiva a todas as crianças, agregados familiares, e funcionários daquela instituição.
Saliente-se que aquando da deteção deste caso, a direção do jardim de infância “O Ninho”, valência da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior, decidiu fechar a referida sala, ficando em isolamento todas as outras crianças desta mesma sala.
Esta testagem massiva teve início na manhã de hoje, 7 de abril, e irá decorrer durante os próximos dois dias, mantendo-se este estabelecimento de ensino encerrado pelo menos até à próxima sexta-feira. Fonte da direção revelou ao Comércio & Notícias que “se tudo correr bem deverá abrir já na próxima segunda-feira”.
PUB.
Entretanto, e segundo um comunicado emitido pela Câmara Municipal de Rio Maior, a Autarquia riomaiorense e a Autoridade de Saúde Pública estão a implementar novas medidas de controlo da pandemia, com um acentuado reforço da testagem no concelho de Rio Maior.
Na última segunda-feira, foi levada a cabo a testagem gratuita à população do concelho de Rio Maior, promovida pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria e Vale do Tejo, e que resultou na realização de 157 testes Covid-19.
“Já durante o dia de hoje está a ser realizada uma ação de testagem massiva a um Jardim de Infância, numa iniciativa que vai envolver mais de 600 testes a crianças e colaboradores assim como aos agregados familiares de ambos”, revela a autarquia, que acrescenta: “Hoje também estão a ser testados 70 trabalhadores de duas empresas do concelho assim como todos os alunos do 2º e 3º ciclo, testagem que se prolongará pelo dia de amanhã e significa um total de 1168 testes.
A Câmara Municipal de Rio Maior salienta ainda que “a estes dados acrescem as testagens que continuam a ser feitas ao abrigo dos acordos do Ministério da Educação nas escolas a toda a comunidade de docentes e não docentes de todos os ciclos de ensino no Agrupamento Fernando Casimiro, na Escola Secundária e no Agrupamento Marinhas do Sal, bem como as testagens da Segurança Social nos estabelecimentos de ensino privados”.
Saliente-se que Rio Maior é um dos seis concelhos do país com o risco mais elevado de contágio, contando atá à data de hoje com um total de 2368 casos, dos quais 2268 estão recuperados, 49 mantém a infeção ativa, e 51 acabaram por falecer.
PUB.
Comments