RIO MAIOR PARTICIPA NAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021
O Município de Rio Maior vai desenvolver, a partir do próximo dia 27 de setembro, um conjunto de ações integradas nas Jornadas Europeias do Património 2021.
Conversas sobre património, dirigidas à comunidade escolar, oficinas de azulejaria e mosaico e percursos pedestres são as ações a desenvolver e para as quais é necessária inscrição prévia.
Conversa – O Património e a Conservação e Restauro
Público alvo: 3º Ciclo e Secundário (Escola Fernando Casimiro, Marinhas do Sal e Secundária e Profissional), turmas de artes visuais, turismo e outras (contato direto com as Escolas a propor esta atividade)
Data: 27 de setembro a 1 de outubro (segunda a sexta)
Local: Sala de Aula
Duração: 45 minutos (adaptável ao horário escolar)
Objetivos: Sensibilização para o património cultural nas suas várias vertentes; apresentação e divulgação da disciplina de Conservação e Restauro e sua importância no âmbito do património cultural;
Descrição: Diálogo com os alunos sobre os conceitos base: O que se entende por património cultural? Onde o encontramos no Concelho de Rio Maior? Que impacto tem na sociedade a preservação do património e sua promoção?
O que é a disciplina de Conservação e Restauro? Quem faz? O que faz? Qual a sua importância?
O formato de diálogo e apresentação de conceitos será sempre acompanhado por suporte visual (imagens, esquemas, apresentação em PP), bem como de peças de interesse patrimonial e cultural, de forma a captar interesse, dando oportunidade aos alunos de tocar, sentir e interiorizar os conceitos apresentados.
Oficina de azulejaria
Publico alvo: Famílias (sob marcação)
Data: 2 e 3 de outubro (sábado e domingo)
Local: Núcleo Museológico Casa Senhorial D’El Rei Dom Miguel
Duração: 2 horas (turno manhã/turno tarde)
Objetivos: Criação de ambiente prático para sensibilização do património azulejar de Rio Maior; exploração de várias técnicas de pintura de azulejo
Descrição: Atividade em família – Pintura com têmpera sobre chacota, com oferta de 4 tipologias de diferentes técnicas de desenho, a escolher pelos participantes. No final da atividade, os participantes levam consigo a peça que realizaram durante a atividade.
Oficina de mosaico
Público alvo: Famílias – visitantes da Villa Romana
Local: Núcleo Museológico Villa Romana de Rio Maior/Parque do Rio (consoante meteorologia)
Duração: 30 minutos
Data: 2 e 3 de outubro (sábado e domingo)
Objetivos: Prolongamento da oferta museológica e pedagógica da Villa Romana: Atividade prática de realização da técnica do mosaico romano
Descrição: Atividade prática aberta aos visitantes da Villa Romana, em que é proposta a manufatura de um de mosaico romano: peças quadradas pintadas (simulação de tesselas com terracota), em que os participantes montam um módulo de 11x11 peças, criando a réplica de mosaico. No final da atividade, os participantes levam consigo a peça que realizaram durante a atividade.
PUB.
Percurso guiado – Km Zero P1 – Rio Maior, Marinhas de Sal
Público alvo: Indiferenciado (com inscrição)
Data: 2 de outubro (sábado) - 10h ou 17h
Local: Início e fim: Parque 25 de Abril – Rio Maior
Duração: Cerca de 120 minutos
Objetivos: Sensibilização para o património cultural através da prática de desporto; dar a conhecer pontos de interesse cultural da Freguesia de Rio Maior.
Descrição: Percurso pedonal circular com início e fim na Praça 25 de Abril, com paragens estratégicas nos pontos de interesse: Jardim Municipal, complexo desportivo, areeiros, Estrada Real Dona Maria, Serra dos Candeeiros e Marinhas do Sal. Desta forma pretende-se aliar a prática desportiva ao usufruto do património cultural e paisagístico.
Percurso guiado – Km Zero P22 – Azambujeira, Estrada Romana
Público alvo: Indiferenciado (com inscrição)
Data: 3 de outubro (domingo) - 10h ou 17h
Local: Início e fim: Junta de Freguesia da Azambujeira
Duração: Cerca de 90 minutos
Objetivos: Sensibilização para o património cultural através da prática de desporto; dar a conhecer pontos de interesse cultural da Freguesia da Azambujeira.
Descrição: Percurso pedonal circular com início e fim na Junta de Freguesia da Azambujeira, com paragens estratégicas nos pontos de interesse: Igreja Matriz, Pelourinho e Museu Regional, Ponte de Calhariz e Estrada Romana/Medieval. Desta forma pretende-se aliar a prática desportiva ao usufruto do património cultural e paisagístico.
Saliente-se que todas as atividades são sujeitas a inscrição/marcação prévia.
PUB.
Коментари