RIO MAIOR: RESUMO DA ÚLTIMA ÉPOCA DA MVP ACADEMY
A MVP Academy entrou na época 2021/2022 com um conjunto de 32 atletas masculinos e femininos, dos quais 6 são atletas internacionais oriundos de Angola, Suíça, Canada e Cabo Verde.
Instalados os atletas, distribuídos pelas 3 residências localizadas ao longo da cidade de Rio Maior, a época iniciou-se com os primeiros treinos e avaliações. Contudo, o maior momento do início da temporada, foi o estágio de pré-época em setembro, na cidade de Badajoz, Espanha, onde os atletas da academia, além e treinos, participaram no Troféu Ibérico, organizado pela City of Badajoz Academy.
A par de todo o acompanhamento ao longo do ano, ao nível do basquetebol (treinos coletivos, técnicos e de lançamento) da preparação física, da tutoria académica, da nutrição e da psicologia desportiva, a época iniciou-se e iniciaram-se diversos momentos e contextos competitivos que colocaram os atletas à prova. As equipas do Rio Maior Basket onde estão inseridos os atletas da MVP Academy, participaram nesta fase inicial da temporada, nos campeonatos distritais de sub19 masculinos e femininos da Associação de Basquetebol de Santarém, nos campeonatos nacionais da segunda divisão de seniores masculinos e femininos, e no campeonato distrital de sub21 masculinos da Associação de Basquetebol de Lisboa.
Em novembro, a MVP Academy proporcionou aos seus atletas, o segundo momento internacional na época, participando com 3 atletas e um treinador, inseridos na equipa internacional IPA, na 1ª etapa do escalão de sub 17 masculinos da European Youth Basketball League, realizada em Sopron, na Hungria. Seguiu-se em Dezembro, a conquista do Campeonato Distrital de sub18 masculinos de forma invicta. Garantido o acesso à Taça Nacional. No mês de Janeiro, além da participação na segunda etapa da European Youth Basketball League, em Bucareste, na Roménia, as sub19 femininas sagram-se campeãs distritais, apenas com uma derrota.
PUB.
Na segunda metade da época, a equipa de seniores masculinos Rio Maior Basket/MVP Academy, garantiu o 5º lugar da série sul A, do Campeonato Nacional da 2ª divisão. Na mesma competição, mas no feminino, as seniores do Rio Maior Basket/ MVP Academy, conseguiram um honroso 4º lugar da série sul A, estando até à última jornada na luta pelo apuramento para a segunda fase da competição. Os sub18 masculinos realizaram uma grande caminhada pela Taça Nacional, sagrando-se vice-campeões da Zona sul da competição, após vencerem a série sul B. As sub19 femininas ficaram em 4º lugar na primeira fase do Campeonato Nacional e em 3º lugar na segunda fase da competição. Os sub21 masculinos, realizaram uma grande época, conseguindo atingir as meias finais do Campeonato Distrital da A.B.Lisboa. Ao longo da segunda metade da temporada, a MVP Academy registou o 4º momento internacional da época, ao ser representada por um atleta e um treinador no Torneo Di Foligno, em Itália. A participação neste torneio surgiu através da parceira entre a MVP Academy e o clube italiano, Janus Basket Fabriano.
A época de 11 meses dos atletas da MVP Academy, terminou com a participação em dois torneios internacionais, o Oeiras International Tournament e o Lisbon Basketball Youth Cup.
Os destaques individuais da época foram os atletas Gonçalo Damas, Tomás Pereira e Felipe Torres (nomeado para a segunda melhor equipa da competição) que participaram nas duas etapas da European Youth Basketball League. Os atletas José Serafim, Tomás Saraiva, Peter Holzhauer, Maria Pereira e Maria Bessa, por terem representado a seleção distrital de sub16
na Festa do Basquetebol em Albufeira e as atletas Helena Vivo e Diana Santos por representarem a seleção distrital de 3x3 no escalão de sub17, no Inter-selações. Ao nível das seleções nacionais, o atleta Tomás Saraiva foi convocado para o treino de observação da seleção de sub16 masculinos e a atleta Erica Lemos, convocada para o estágio da seleção de sub18 femininas. O treinador da MVP Academy, Vasco Pais, ao longo do estágio em Viana do Castelo, integrou como treinador convidado a equipa técnica da seleção nacional feminina universitária. Os grandes destaques individuais da temporada são o atleta Nadelly Santos que na próxima época irá estudar e jogar na ASA College nos Estados Unidos da América e o atleta Belchior Brito que irá continuar o seu percurso académico e desportivo na Andrews Osborne Academy, igualmente nos EUA. A nossa atleta Teresa Mbemba conseguiu igualmente uma bolsa completa para jogar nos EUA na universidade Frank Phillips College. Além dos atletas que irão para EUA, a MVP Academy conseguiu colocar o Pedro Almeida e o Diogo Gonçalves a jogar em Itália na Basket Academy em Perugia.
A nova época da MVP Academy, 2022/2023 já iniciou e conta com muitas caras novas. Além, dos atletas internacionais que irão transitar de uma época para a outra, serão acrescentados mais dois atletas cabo-verdianos, um angolano e um treinador espanhol.
Por Mauro Bastos
PUB.
Comentarios