RIO MAIOR É O SEGUNDO CONCELHO DO DISTRITO QUE MAIS VAI RECEBER DO PRR
Dos quase 15,5 milhões de euros a serem distribuídos, 12,8 são para requalificar a área empresarial
A candidatura da Câmara Municipal de Rio Maior ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) contemplou o município riomaiorense com 15,487.904 €, tornando-se assim o segundo do Distrito de Santarém a receber mais verbas, logo a seguir à Capital do Distrito.
O projeto mais valioso desta candidatura é a requalificação da Área de Acolhimento Empresarial, com um valor estimado de 12.798.932 euros, o mais alto de sempre da história do município.
O investimento neste projeto, a ser executado entre 2023 e 2026, permitirá consolidar a Área de Acolhimento Empresarial (AAE), a Rio Maior New Generation Business, atualmente composta por perto de 400 lotes, 50 empresas e cerca de 1.847 postos de trabalho ativos.
“Trata-se de um financiamento fulcral para o desenvolvimento de Rio Maior. A requalificação da AAE permitirá não só atrair mais empresas e criar mais postos de trabalho, como reforçar a competitividade do Município, liderando nas áreas da inovação, da sustentabilidade e da transição energética”, afirma Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.
O projeto tem previsto um conjunto de investimentos e intervenções, tais como:
Sistemas de produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis destinados ao autoconsumo e às comunidades de energia renovável
O Município de Rio Maior pretende desenvolver e implementar na AAE iniciativas que fomentem a implementação de sistemas de autoprodução, armazenamento e consumo de energia a partir de fontes renováveis. Uma vez que o município já efetua a produção de energia elétrica a partir de fontes de geração eólicas de grande dimensão, está prevista a instalação de infraestruturas para produção e armazenamento de hidrogénio verde, bem como a instalação de painéis solares fotovoltaicos com capacidade de 6MW, numa área correspondente a cerca de 5,5 hectares, incluindo as coberturas de edifícios privados, edifícios de propriedade do Município e o remanescente em terrenos na AAE.
Mobilidade Sustentável
Com o principal objetivo de promover a utilização de veículos elétricos, o Município prevê aderir às metas definidas no PRR em termos da descarbonização e redução das emissões de CO2 através instalação de postos de carregamento de veículos elétricos (ligeiros e pesados), bem como dar o primeiro passo para a utilização do hidrogénio como fonte de combustível para abastecimento de frotas de pesados. Estão ainda previstas soluções de bike sharing (bicicletas elétricas partilhadas) por forma a reduzir o congestionamento de trânsito, promover um estilo de vida mais saudável, gerar investimento na economia local e contribuir para a poupança na pegada carbónica.
Reforço da cobertura da AAE com soluções de comunicação 5G
O Município pretende apostar com segurança na digitalização da sua atividade e adoção dos princípios da Indústria 4.0 através da utilização da instalação de infraestruturas de comunicação e respetivo equipamento de apoio para implementação e fornecimento de rede em 5G, com foco nas redes IoT para cobrir toda a AAE.
O Município de Rio Maior pretende ainda desenvolver intervenções para aumentar a qualidade de serviço de estabilidade energética, bem como potenciar outras medidas ativas de prevenção e proteção contra incêndios, aumentando assim o apoio às empresas que se instalem na AAE.
Comments