ROMÃS COM QUASE 1 KG COLHIDAS NO CONCELHO DE RIO MAIOR
A dona Idalina Domingos, residente na localidade de Lobo Morto, na freguesia e concelho de Rio Maior, tem este ano ficado surpreendida com o tamanho e peso das suas romãs.
Há poucos dias a dona Idalina colheu uma romã que pesava 862 gramas, sendo que hoje, 6 de novembro, apanhou uma ainda um pouco maior, a qual está muito próxima de pesar 1 kg.
Não é conhecido em Portugal o peso máximo de uma romã, sabendo-se que o recorde do Guinness pertence a uma romã com 1,85 Kg, cultivada na vila de Aiguo, na província de Sichuan, na China,
PUB.
A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum), comum no mediterrâneo oriental e médio oriente onde a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível
Originária do sul da Ásia e difundida pelos povos fenícios nos países mediterrânicos, são muitas as alusões a este fruto enquanto símbolo de longevidade, amor e poder terapêutico. Atualmente, ainda existe a tradição Grega de cortar uma romã durante o casamento como símbolo de fertilidade.
A nível mundial, os maiores produtores de romã são o Afeganistão, o Irão, Israel, Brasil, Estados Unidos da América, Itália e Espanha. Em Portugal, a produção deste fruto concentra-se maioritariamente na região do Algarve.
PUB.
Commenti